Projeto de Marcelo Rosembaum chega a Várzea Queimada, no Piauí
Tem início nesta terça-feira, 01 de fevereiro, e vai até o dia 15, a segunda edição do Projeto “A Gente Transforma”, iniciativa do designer Marcelo Rosembaum, que tem como missão gerar novas oportunidades econômicas e melhorar a qualidade de vida de comunidades carentes.
Desta vez, a equipe multidisciplinar arregimentada pelo designer atuará na região do semiárido nordestino, no povoado de Várzea Queimada, que fica a 400 km de Teresina, no Piauí.
O Projeto AGT vai atuar a partir de dois eixos principais: a produção de artesanato de qualidade para o mercado de decoração brasileiro e a requalificação das moradias, um trabalho direto nas casas das pessoas – em parceria com as famílias – para encontrar soluções de permacultura que melhorem o saneamento básico, a iluminação das casas, resolvam o problema da água contaminada e faça o que for necessário para transformar Várzea Queimada de uma comunidade mais humana, socialmente justa e ambientalmente sustentável.
Rosembaum estará acompanhado dos designers portugueses Rita João e Pedro Ferreira, do Pedrita, com expertise no resgate da cultura popular portuguesa através do design; de Izildinha Carderari, da área de desenvolvimento de produtos têxteis; de Mana Bernardes, designer de joias que irá criar e desenvolver peças com borrachas de pneu e com fibras de carnaúba – matérias primas locais, e com o urbanista Henrique Pinheiro, que coordenará 17 estudantes universitários das áreas de design, arquitetura, serviço social e engenharia no trabalho nas moradias.
O AGT vai estimular a criação autoral, a transferência de conhecimento técnico e a troca de habilidade e expertise entre artesãos, estudantes e profissionais.
E a coleção desenvolvida no Piauí já tem data e local para ser apresentada ao mercado: o Salão Internacional do Móvel de Milão, o maior evento de decoração e design do mundo, que vai acontecer em abril de 2012, na Itália. O lançamento será feito em parceria com a revista Casa Claudia, e irá ocupar 150 m² em Milão, dentro do projeto Brazil S/A. O próximo passo será inserir esses produtos no mercado nacional e internacional através de parcerias fortes e especializadas.
Fotos: Divulgação/Tatiana Cardeal