Fotógrafa Alice Ramos lança livro em Salvador

Quatro anos de uma vida imprevista, amor, lembranças, anotações e curiosidades de um mundo de passagem refletidos em fotografia. Essa é uma síntese possível do livro Alice de Passagem (Editora Romanegra, R$ 40), que traz 115 páginas de paisagens, pessoas e expressões capturadas pela fotógrafa baiana Alice Ramos, em viagens por nove países entre 2007 e 2011.

A obra será lançada em 12 de agosto, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, com sessão de autógrafos das 18h às 22h. Antes do lançamento, a autora ainda realiza o worshop Fotografando gente – Como você olha e registra as pessoas, das 15h às 18h, no Teatro Eva Herz, da mesma livraria.

Fotógrafa especializada em gente, cores e texturas, Alice Ramos se destacou no meio artístico com trabalhos que questionam valores estéticos e sociais. Seu olhar sensível aliado ao domínio técnico da fotografia em estúdio lhe renderam o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte em 1997, com o projeto Redondamente Enganado, no qual desafiou padrões da moda mostrando a sensualidade dos corpos volumosos de gordinhas nuas.

Em 2010, teve projeto aprovado pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultura (Sefic/MinC) e representou o Brasil na 4ª Bienal Internacional de Fotografia / Grid 2010 na Holanda. Suas fotografias foram selecionadas para o acervo particular de Gilberto Chateaubriand, Coleção Pirelli/MASP, Museu Afro-Brasil e Museu da Fotografia da América Latina e suas exposições viajaram pelo Brasil, Holanda, EUA e França.

Alice de Passagem, além de primeiro livro da autora, representa também seu primeiro trabalho profissional fora do estúdio, revelando uma fotógrafa disposta a alçar novos vôos, longe do seu domínio entre as quatro paredes brancas.

WorkshopFotografando gente – Como você olha e registra as pessoas é voltado para iniciantes e profissionais da fotografia que não sabem como interagir com modelos ou que querem ampliar as suas possibilidades de direção de pessoas. Através de dinâmicas teatrais, o workshop apresenta soluções para dominar a timidez e dicas de como estimular posturas expressivas, trabalhando de maneira lúdica o autoconhecimento, o entendimento de limites e a dificuldades de comunicação.

Serviço
Dia 12 de agosto de 2011
Workshop Fotografando gente – Como você olha e registra as pessoas
Teatro Eva Herz, Livraria Cultura – Salvador Shopping
Das 15h às 18h
Entrada: Um quilo de alimento não perecível
200 lugares
Lançamento do livro Alice de Passagem, de Alice Ramos, com sessão de autógrafos da autora

#fotografia