O Quebra Nozes, clássico do Natal no Teatro Alfa

A obra-prima de Tchaikovsky no ballet levado pela companhia Cisne Negro, que conta este ano com a participação dos solistas convidados Dmitry Kotermin e Anna Scherbakova, primeiros bailarinos do Russian State Ballet de Moscou.

De 09 a 19 de dezembro de 2010
Teatro Alfa
R. Bento Branco de Andrade Filho, 722, altura do nº 18.591 da Avenida das Nações Unidas
Segunda à quinta, 21h; sexta, 21h30; sábado, 17h e 21h; domingo, 16h e 19h
Ingressos: Plateia Inferior R$ 90,00, Plateia Superior R$ 60,00
Dia 13 de dezembro, ingressos com 50% de desconto
À venda na bilheteria do teatro, pelos telefones (11) 5693-4000 e 0300 789 3377, ou pelo
www.ingressorapido.com.br

O enredo do ballet Quebra Nozes – A história se passa na Europa oriental em meados de 1800. O início da peça acontece durante uma festa de natal na casa do médico que também é prefeito da cidade. O médico tem dois filhos, Clara e Fritz. Todos esperam ansiosos a chegada dos convidados, a atmosfera é festiva e agradável.

O padrinho de Clara chega à festa em grande estilo. Relojoeiro e desenvolvedor de brinquedos, traz consigo maravilhosas bonecas do tamanho de pessoas de verdade que dançam sozinhas e deixam todos impressionados.

Todas as crianças recebem presentes do adorado Drosselmeyer, porém Clara se mostra enciumada com o presente ganho por seu irmão, e cobra de seu padrinho, que dá a menina uma ratinha com um bebê rato preso em seu avental. Fritz agora enciumado puxa e estraga o presente de Clara, que desconsolada recebe um segundo presente de seu padrinho, algo muito mais especial: um colorido boneco quebra-nozes em forma de soldado. Fritz mais uma vez arranca o presente de clara e acaba por quebrá-lo.

Mesmo após o quebra-nozes ter sido consertado pelo gentil cavalheiro, Clara continua triste, recusando-se a ouvir o que Drosselmeyer, seu padrinho, estava lhe dizendo, para que ela não se preocupasse que tudo acabaria bem.

Quando todos os convidados se retiram, Clara e seu Irmão são mandados para a cama, porém a menina preocupada com seu boneco volta à sala de estar e, com o boneco nos braços, ela adormece. Neste ponto é que a história realmente começa, dentro do sonho de Clara.

Acontece um ataque de roedores, comandados pelo rei dos ratos. O boneco quebra-nozes se transforma, e uma legião de soldados aparece para tentar defender Clara, porém o rei rato esta ganhando a batalha contra ele, até que Clara joga seu sapato no rei dos ratos e o derruba. Os soldados do rei rato pegam o corpo de seu líder do chão e saem correndo.

O príncipe-quebra nozes esta caído no chão, Clara gentilmente da um beijo nele. Quando esse beijo é dado, tudo se transforma, e o quebra-nozes se transforma em um lindo príncipe.

O príncipe leva Clara para conhecer a terra da neve, uma floresta encantada, dentro de um mundo mágico onde são recebidos por flocos de neve dançantes. Ele também leva Clara para conhecer a terra dos doces, local onde eles encontram a belíssima fada. Relatos da batalha contra o rei rato são feitos e a fada, para celebrar a vitória dos nossos heróis, presenteia a todos com uma festa de danças.

A primeira dança é a dança espanhola, seguida pela árabe. Uma série de bailarinos executam todas as outras danças, até chegar à dança final que é feita pela fada e pelo príncipe. A história termina quando Clara acorda, abraçada com o seu boneco quebra-nozes embaixo da árvore de natal da sua sala de estar. (Fonte: Adriana Zimbarg em  artigos.com)