Evento promete reunir cerca de 10 mil pessoas em São Paulo
O 1º Circuito Contra o Preconceito, evento promovido pela Coordenação de Programas para a Juventude, da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo, acontece no dia 14 de abril de 2013 com o objetivo de unir e integrar os jovens como seres iguais, sem classificação de tribos, crenças, tipos físicos, preferências sexuais e sociais
A primeira corrida em prol de uma sociedade sem preconceito será realizada no Vale do Anhangabaú e reunirá cerca de 2 mil corredores (inscrições pelo site www.circuitocontraopreconceito.com.br), um público geral estimado de 10 mil pessoas, além de contar com a performance da banda de reggae Tribo de Jah e ter a presença de artistas, esportistas e formadores de opinião que levantam a bandeira contra a intolerância.
De acordo com Janaína Lima, da Coordenação de Programas para a Juventude, o projeto propõe o desenvolvimento de ações integradas em torno de diferentes eixos no combate ao preconceito, como homofobia, discriminação racial, bullying, violência à mulher, credo e deficientes físicos.
Para a entidade, a promoção de um evento que envolva, simultaneamente, a prática do esporte em nome de uma campanha contra o preconceito, com itens representativos da diversidade, visa chamar a atenção da sociedade de uma forma interessante e diferente. “Criamos o 1º Circuito Contra o Preconceito pois acreditamos no esporte como meio de integração do jovem para uma sociedade saudável”, afirmaa coordenadora.
Percurso da diversidade – Prevista para ter a largada na Rua Libero Badaró, às 8h, a maratona terá um percurso de 5 km e será dividida em 10 pelotões, separados por cor de camiseta. No total serão 10 cores (vermelha, laranja, amarela, verde, azul, anil, violeta, branca, preta e verde limão) que simbolizam as nuances de um arco-íris e a diversidade em geral. Os atletas passarão por locais como a Rua Boa Vista, Avenida Ipiranga, Viaduto Santa Efigênia, entre outros.
Todos os participantes que concluírem o percurso receberão uma medalha pela participação e pelo apoio à manifestação. E os 20 primeiros corredores que cruzarem a linha de chegada terão uma premiação especial.
Celebrando a integração – Buscando unificar ainda mais o público que não participará da corrida, ao redor do Vale do Anhangabaú serão instalados quiosques, cada um direcionado a combater uma determinada espécie de preconceito. Também serão distribuídos panfletos com depoimentos de pessoas famosas que já passaram por algum tipo de discriminação, textos elucidativos e trechos da Constituição Federal, indicando os malefícios de uma sociedade preconceituosa e outros assuntos, para promover a conscientização dos participantes e da sociedade como um todo.
Para encerrar, a banda de reggae Tribo de Jah, formada por deficientes visuais, vai mostrar como seus integrantes superaram as adversidades por meio da música. O show também abrirá espaço para pessoas que já sofreram preconceitos compartilharem suas histórias e sentimentos.
:: Serviço ::
1º Circuito Contra o Preconceito
Local: Vale do Anhangabaú
Data: 14 de abril
Horários:
7h50 – largada antecipada para portadores de deficiência física – Rua Líbero Badaró
8h – Início da corrida – Rua Líbero Badaró
10h – Premiações
11h – Show de encerramento
Para participar do 1º Circuito Contra o Preconceito os corredores devem realizar suas inscrições exclusivamente pelo site: