Banners às margens do Pinheiros pedem a recuperação do rio
Iniciativa da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, banners gigantes expostos nas sedes de empresas como Pinheiro Neto Advogados, Caloi, Shopping Cidade Jardim, Bayer e World Trade Center marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente na cidade de São Paulo.
O manifesto inusitado “Queremos o Rio Pinheiros Vivo” quer chamar atenção para a causa tão importante para a cidade e que mobilizou grandes organizações da região a criar a Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, idealizada em 2009.
“O objetivo da Associação é advogar a causa do rio Pinheiros. Não é uma causa contra ninguém, mas a favor de todos, representando um anseio coletivo de priorização das políticas públicas que possam resultar num novo contrato de convivência da cidade com um dos seus preciosos recursos naturais. A recuperação do rio Pinheiros é uma demanda que diz respeito à cidadania, à restauração do sentimento de que a qualidade ambiental, a qualidade de vida e a ética de uma coletividade serão aquelas que os seus integrantes estiverem, por ação ou omissão, efetivamente dispostos a construir”, explica Stella Goldenstein, diretora da Associação.
Além das empresas citadas, a Associação Águas Claras do Rio Pinheiros conta com Banco Santander, Nestlé, Rede Globo, Emae e Johnson &Johnson entre seus parceiros
Reunindo a experiência, o conhecimento e a capacidade de mobilização de cada uma dessas organizações, a entidade pretende contribuir para a despoluição do rio e para reconciliá-lo com a cidade de São Paulo. Para tanto, tem proposta de envolver outras empresas e a comunidade em uma pauta de diálogo com os governos, em ações para geração e organização da vontade política, identificação dos recursos necessários e escolha de projetos e tecnologias adequadas para reverter a degradação socioambiental.