Videoexposição retrata diversidade humana em cinco mil opiniões
A videoexposição “6 milliards d’Autres” (Seis Bilhões de Outros), mais um projeto do famoso fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand (autor de “A Terra Vista do Céu”) e de sua Fundação Goodplanet, entra em cartaz no MASP a partir de quarta-feira, 20 de abril, onde permanece até 10 de julho.
A mostra resultante do projeto iniciado em 2003 reúne cinco mil perfis em vídeo, realizados por 6 repórteres em 75 países, inclusive no Brasil, selecionados e editadas sob comando dos diretores Sibylle d’Orgeval e Baptiste Rouget-Luchaire.
O objetivo foi interrogar milhares de homens e mulheres para se chegar ao maior número possível de opiniões sobre o mundo e a vida. Uma idéia simples com um resultado denso e envolvente. Do pescador brasileiro a advogada australiana, da artista alemã ao agricultor afegão, todos responderam às mesmas perguntas, entre elas:
Qual a sua lembrança mais antiga e notável? O que você sonhou quando criança? E quais os seus sonhos hoje em dia? Você está feliz? Qual é a sua maior alegria? Você vive uma vida melhor do que a dos seus pais? Qual é o seu maior medo? Você se sente livre? Você já foi vítima de discriminação? O que significa Deus para você? O que você acha que dá sentido à vida? Qual é a sua mensagem para o planeta? O que a família significa para você? O que você quer ensinar a seus filhos? O que seus pais lhe ensinaram? Qual foi a prova mais dura que você passou? O que é amor para você? O que deixa você mais irritado? Que coisa nunca poderia perdoar? Alguma vez você sentiu vontade de deixar seu país? O que significa Natureza para você? Na sua opinião, o que é guerra? O que você acha que acontece depois da morte? O que pensa sobre as mudanças climáticas?
Arthus-Bertrand explica que o ponto de partida de “Seis Bilhões de Outros” foi tentar entender por que não conseguimos viver juntos, e compartilhar. O fotógrafo reconhece que a resposta não foi encontrada, mas mesmo assim valeu a pena tentar. “20% da população mundial consome 80% dos recursos do planeta. É preciso aprender a compartilhar e isso é, antes de tudo, escutar”, afirma.
Uma seleção com cerca de 11 horas de depoimentos (das quase 5 mil) em vídeos poderão ser vistos em diferentes ambientes do MASP, como no Mezanino, com a projeção do filme Mosaico, marca do projeto, e dentro de 8 yurts (tipo de tenda inspirada nas habitações dos nômades mongóis), com uma dedicada ao “making of” do projeto.
Viver juntos, segundo Yann Arthus-Bertrand
“Vivemos em tempos incríveis.Tudo se move a um passo louco. Tenho sessenta anos de idade, e quando penso sobre como os meus pais viveram, quase não dá para acreditar. Hoje temos à nossa disposição ferramentas extraordinárias para a comunicação: podemos ver tudo, saber tudo. A quantidade de informação em circulação nunca foi tão grande. Tudo isso é muito positivo. A ironia é que, ao mesmo tempo, nós ainda sabemos muito pouco sobre os nossos vizinhos. Agora, entretanto, a única resposta possível é fazer um movimento em direção à outra pessoa, entender o Outro.
Pois quando há lutas, seja a luta contra a pobreza ou a mudança climática, nós não podemos agir sozinhos. A época na qual uma pessoa podia pensar apenas em si mesma, ou na sua pequena comunidade já passou. De agora em diante não podemos ignorar o que é que nos une, e as responsabilidades implicadas.
Somos mais de seis bilhões na Terra, e não haverá um desenvolvimento sustentável se não pudermos viver juntos. Por isso 6 bilhões de Outros é tão importante para mim. Eu acredito nele, porque é do interesse de todos nós, e porque nos encoraja a tomar uma ação. Espero que cada um de nós queira estender a mão e fazer estes encontros, para escutar a outras pessoas e contribuir para a vida de 6 bilhões de Outros adicionando as nossas próprias experiências e expressando o desejo de viver juntos.” – Do Editorial de apresentação GoodPlanet, a fundação presidida por Arthus-Bertrand tem por objetivo aumentar a consciência pública com relação ao meio-ambiente e desenvolver soluções concretas para uma forma de vida mais responsável, que respeite mais o planeta e seus habitantes.
De 20 de abril a 10 de julho de 2011
6 Bilhões de Outros
MASP
Av. Paulista, 1578
Tel. (11) 3251-5644
Terça a domingo, das 11 às 18 horas (quinta, até 20h)
Ingresso: R$ 15 (grátis às terças)
Os vídeos também podem ser vistos no site www.6milliardsdautres.org/saopaulo/index
Fotos: Divulgação