Ecocine Sabesp, um dia  inteiro para o cinema ambiental

A partir das 9h30 do dia 9, o Cine Sabesp vai apresentar sete sessões gratuitas de filmes de temática ambiental seguidas de debates com os diretores dentro do Ecocine Sabesp – Mostra de Cinema Ambiental.

Dirigida a educadores ambientais, convidados, estudantes, universitários, professores, mas também aberta ao público em geral, a Mostra terá início com mesa de representantes da Sabesp, da Secretaria de Cultura do Estado, do Planeta Sustentável, do diretor do documentário premiado “Efeito Reciclagem”, Sean Walsh, e do catador Claudinês Alvarenga, cuja vida é retratada na produção. O filme – inédito em São Paulo – será exibido em seguida, às 10h30.

Às 13h, será a vez das crianças participarem com a Mostra Infanto-Juvenil Bem-te-Vi, cujo projeto consiste na criação de núcleos de produção audiovisual em espaços públicos, como escolas, casas de culturas e centros comunitários.

Às 15h, acontece a Sessão do Planeta Sustentável, com filme sobre mudanças climáticas. Em seguida, especialista convidado comentará o filme e participará de bate-papo com os jovens.

Às 17h, a Sessão de Vídeoarte terá a Mostra “Poéticas Líquidas”, de Hugo Fortes e convidados. Professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, Fortes investiga a presença da água como material e poética na arte contemporânea.

Às 19h, será apresentado o documentário Xié sobre a ONG paulista “Expedicionários da Saúde” e o hospital que implantou na Amazônia, em abril de 2008. O filme revela a vida das diversas etnias indígenas que vivem na fronteira entre Brasil, Venezuela e Colômbia.

A Mostra se encerra às 21h, com o documentário “Lixo Extraordinário”, sobre o artista plástico Vik Muniz.

Selecionado pela Academia de Hollywood para concorrer à indicação ao Oscar, o filme tem direção conjunta de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley.

Filmado ao longo de quase três anos, acompanha o trabalho de Vik em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, periferia do Rio de Janeiro.

O objetivo inicial de Muniz era “pintar” esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente.

9 de dezembro de 2010
Ecocine Sabesp – Cine Sabesp

Rua Fradique Coutinho, 361, Pinheiros, São Paulo
Telefone 11 5096-0585
Para participar, o interessado deve enviar um e-mail para contato@grupotao.org.br informando a sessão escolhida, o número de convidados (caso de escolas, por exemplo) e retirar o ingresso com pelo menos 30 minutos de antecedência da sessão na bilheteria.

Programação
9h30 – Recepção
10h – Abertura
10h30 – Sessão de cinema
Filme Efeito Reciclagem, de Sean Walsh
Duração – 93’
Debate
13h – Sessão Bem-te-vi
Filmes infanto juvenis – Projeto Bem-te-vi, de Ariane Porto
Filme Visita à Aldeia Guarani, de Chico Guariba  
Duração – 70’
Debate
15h – Sessão Planeta Sustentável
Exibição de filme e debate
Duração – 52’
17h – Sessão de Vídeo Arte
Mostra de vídeo arte Poéticas Líquidas
Filmes Hugo Fortes e convidados
Duração (filmes e debates) – 120’
19 h – Sessão de cinema
Filme Xié, de Otávio Cury
Duração – 72’
21h – Sessão de cinema
Filme Lixo Extraordinário, de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley
Duração – 90’
22h30 – Coquetel de encerramento