Trataka: para limpar, tonificar e descansar através da fixação ocular
Dentro de uma prática de Yoga, os Kriyas (ou limpeza orgânica) incluem diferentes técnicas, as quais trabalham áreas específicas do corpo. Entre elas, o que é conhecido como Trataka diz respeito aos olhos.
Trataka é uma fixação ocular que serve para limpar e tonificar os músculos e nervos ópticos, assim como para descansar a vista. No nível mais sutil, desperta a concentração e atua para que nossa mente foque toda a atenção, liberando os pensamentos das ondas mentais. Desenvolve força de vontade e intuição, preparando o corpo e a mente para meditação.
Basicamente, os diferentes tipos de Trataka consistem em fixar o olhar em um ponto ou fazer movimentos conduzindo o olhar em diferentes direções. Os movimentos alongam os músculos ópticos.
Podem ser também “desenhadas” figuras geométricas, tanto realizadas de olhos abertos como fechados. Feitas desse último jeito, como um movimento interno, intensifica nosso aprendizado para uma interiorização e uma capacidade de visualização mental.
Conheça agora (e realize) uma série básica de exercícios conduzidos.
Sente-se em uma posição confortável (pode ser com o apoio da parede).
Sem movimentar a cabeça, “desenhe” círculos movimentando os olhos – várias vezes para um lado e, depois, invertendo o sentido.
Da mesma forma, agora “desenhe” um quadrado, invertendo depois o lado por onde começou a formá-lo. Repita várias vezes.
Com os olhos, “desenhe” amplos triângulos, da seguinte forma:
– Primeiro imagine o triângulo com a base embaixo. Com o olho esquerdo, comece a desenhá-lo a partir do lado esquerdo. Repetir. Faça o mesmo com o olho direito, iniciando o triângulo a partir do lado direito. Repetir.
– Agora o triângulo será “desenhado” invertido, com a base para cima, da mesma forma: com o olho esquerdo, começando pelo lado esquerdo; com o olho direito, iniciando pelo lado direito. Repetir
Palming – trata-se de um movimento de fricção enérgica entre as palmas das mãos (até senti-las aquecidas) que, a seguir, em forma de concha, são pousadas sobre os olhos fechados (uma em cada um, suavemente, mas de forma a impedir a entrada de luz). Após alguns segundos, ainda com as mãos assim posicionadas, deve-se abrir os olhos e piscá-los várias vezes. O Palming deve ser feito ao término de cada exercício ocular.
Fixação ocular – estique o braço com a mão fechada em punho, com o polegar para cima. Fixe o olhar no polegar, de preferência sem piscar. Traga então o polegar para a ponta do nariz sem deixar de fixá-lo e, depois, distancie-o novamente. Repetir várias vezes. No final, faça o Palming.
Direcionar o olhar para a ponta do nariz e para o centro, entre as sobrancelhas. Repetir. Palming.
Com os olhos, “desenhe” o número 8 – de baixo para cima e, depois, de cima para baixo. Repita imaginando o número 8 deitado, iniciando por um lado e, depois, pelo outro. Encerre com o Palming.
Boa prática
Namaste