Vibrações coloridas reconduzem o corpo à saúde 

A cor é uma vibração pura e, quando usada e focalizada no lugar certo e com certa perseverança, pode corrigir o problema e reconduzir o corpo à saúde. Conheça as vibrações cromáticas – relacionadas aos chakras ou centros de energia – e os efeitos que podem provocar no nosso organismo, físico e etérico. 
 
Vermelho – O vermelho é o elemento do fogo e estimula os nervos e o sangue. Promove a liberação de adrenalina e estimula os nervos sensoriais. Ativa a circulação sanguínea, excita os nervos cerebrospinais e o sistema nervoso simpático. Revitaliza o corpo físico. O vermelho é contra indicado em todas as inflamações e em muitos dos casos de perturbações emocionais. Nunca se deve fazer um tratamento exclusivamente com vermelho – é preciso complementá-lo com uma radiação com verde ou azul.
 
Laranja – É uma combinação do vermelho e amarelo. Tem efeito antiespasmódico. Bom em tratamentos de cãibras musculares e nos espasmos. O laranja auxilia o metabolismo do cálcio e fortalece os pulmões, pâncreas e baço. Fortalece o corpo etérico, vivifica as emoções e cria um sentimento geral de bem estar e disposição.
 
Amarelo – Ativa os músculos motores e gera energia nos mesmos. Favorece a digestão, mas a cor não pode ser usada por muito tempo, pois estimula o fluxo da bile causando diarreia. Melhora a condição da pele e purifica o sangue. Ativa a linfa. É a cor do intelecto e da razão.
 
Verde – É a cor média do espectro. O verde dilata os capilares e produz sensação de calor. Alivia a tensão, sendo considerado uma cor de cura. Estimula a glândula pituitária. Recupera o corpo astral após um choque, fadiga ou emoções negativas.
 
Azul – Acelera o metabolismo. O azul é a cor da intuição e das faculdades mentais elevadas. Contraindicado para hipertensão, reumatismo e batimento cardíaco acelerado.
 
Índigo – Adstringente. Atua sobre as paratireóides. Purifica a corrente sanguínea e prepara os leucócitos no baço. Reduz hemorragias. Reduz o ritmo respiratório e tonifica os músculos. Afeta os níveis emocional e espiritual.
 
Violeta – Mantém o balanço de potássio no corpo. Detém o crescimento de tumores. É uma cor calmante. Controla a fome excessiva. É uma cor espiritual. O poder de meditação é extremamente aprofundado sob luz violeta. Fixa o ferro e iodo. Normaliza o metabolismo e a atividade glandular. É favorável ao bom funcionamento do coração e pulmões.
 
Combinações de tons na terapia das cores
 
Limão – Mistura de amarelo muito claro com verde. Atua eliminando as toxinas do organismo. Fortalece os ossos, além de ser estimulante cerebral. Ativa a glândula timo.
 
Púrpura e escarlate – são combinações do vermelho e azul. O púrpura é composto por mais azul e menos vermelho. O escarlate é o contrário. O púrpura tem propriedades analgésicas. O escarlate estimula rins e mecanismos sexuais.

Turquesa – O oposto do raio Limão. Auxilia na formação da pele. Reduz a superatividade mental.
 
Importantíssimo salientar que o emprego de cores para promover a saúde física deve ser feito sob a direção de um profissional, de maneira que a aplicação da terapia das cores seja conduzida da melhor forma, para o benefício de quem esteja utilizando esse trabalho específico no campo de Yogaterapia.
 
Namaste

Observação: A presente descrição das propriedades das cores é meramente informativa, de acordo com pesquisas e referências de vários estudos, e não tem caráter de prescrição nem substituição de tratamentos para problemas que envolvam os sistemas e órgãos citados, aos quais se deve dar atenção médica especializada.