Marcos Garcia, repórter do ONNE anda no modelo F430 no autódromo de Interlagos
A marca Ferrari possui um status tão grande que é o sonho de consumo de praticamente todos os apaixonados por automobilismo. Para ajudar na realização do desejo de milhares de pessoas, a Pósitron – marca da PST Electronics – realiza o Racing Day, evento que possibilita a convidados andarem no F430 da empresa em pistas oficiais. Como forma de registrar o momento único aos privilegiados, as voltas são comandadas por pilotos profissionais.
O ONNE teve a oportunidade de participar do evento e deu uma volta na Ferrari F430 no Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos, em São Paulo, ao lado do piloto Antonio Jorge Neto, vice-campeão da Stock Car, em 2006.
Logo de cara, antes de ver a F430 em si, já é possível ficar impressionado com o barulho ensurdecedor, que pode ser ouvido de muito longe, causado pelo potente motor 4.3 V8 do modelo, capaz de gerar uma potência de 510 cavalos a 8500 rpm. Aliás, o barulho de um motor Ferrari para os amantes de velocidade é comparado a uma música fabulosa, que faz muito bem aos ouvidos.
Ao ver a Ferrari, o design muito bonito também chama a atenção, pelos traços modernos, mesmo o modelo sendo de 2006. Para melhorar a aerodinâmica, o carro é baixo e possui entradas de ar na parte da frente e nas laterais, que ajudam a refrigerar o sistema de freios e o motor.
Na ponta do capô está o tradicional cavalinho da escuderia, em meio aos grandes faróis dianteiros. A traseira apresenta duas duplas de lâmpadas circulares, com dois sistemas de LEDS abaixo e mais duas duplas de saída de escape. Mas a beleza se completa com o motor na parte de trás, que pode ser visto através do vidro do porta-malas.
As rodas de liga leve são de 19 polegadas, com freios hidráulicos e discos de ventilados e perfurados nas quatro rodas, com ABS, EBD e CST.
O F430 tem capacidade para dois ocupantes e possui um interior muito estiloso, com os bancos e revestimentos das portas em couro. O volante é uma brincadeira a parte, pois é uma síntese dos utilizados nos modelos de Fórmula 1, com diversos seletores que ajustam diversos parâmetros, como tempo de troca de marchas, controle do diferencial e abertura da borboleta, tanto para serem usados em pistas, como nas ruas. O câmbio do modelo é sequencial de seis marchas.
Volta em Interlagos
O coração bate mais forte ao entrar na Ferrari. O barulho do motor faz a adrenalina aumentar ainda mais. Por motivos de segurança é necessário utilizar capacete e colocar com firmeza o cinto, que aumentam ainda mais a expectativa.
O piloto Antônio Jorge Neto ainda dentro dos Boxes, só que no sentido oposto ao utilizado na F1, acelera forte, o que leva as costas a grudarem na cadeira, como na decolagem de um avião. Para entrar no sentido correto da pista o carro vira 180 graus cantando os pneus e já sai com tudo em direção à faixa de larga.
O F430 entra com estabilidade no “S” do Senna, começa a acelerar na Curva do Sol e atinge mais de 250 km/h na Reta Oposta. O piloto freia bruscamente na Descida do Lago e acelera até a Ferradura, quando o show de “drift” se inicia, com as cantadas dos pneus sem parar pelo trecho até o Mergulho. Após a Junção, um dos momentos mais incríveis é a aceleração total na Subida dos Boxes que termina apenas à linha de chegada, com uma velocidade próxima aos 300 km/h.
Ao terminar o trajeto Antônio Jorge Neto responde o que é dirigir a Ferrari. “É um prazer enorme. Este modelo (o F430) é um carro de rua, que freia, faz curva e anda como um carro de corrida. Então é um prazer enorme”, comenta o sortudo piloto.
Segundo dados da escuderia italiana, a F430 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos e atinge a velocidade máxima de 315 km/h. O valor estimado do modelo no Brasil é de aproximadamente de R$ 1 milhão.
No lado do passageiro, pouco abaixo da saída do ar-condicionado, há um selo que faz alusão aos títulos da montadora italiana na maior categoria mundial de automobilismo, a Fórmula 1.
Para conferir o vídeo de uma das apresentações da Ferrari F430, clique aqui!