Sam (união) e kalpa (possibilidade) sintetizam “o propósito”
A prática diária do Yoga vai muito além de sentar em um mat (tapete) e realizar asanas (posturas) para fortalecer corpo e mente.
Uma das técnicas usadas chama-se Sankalpa, ou “o propósito”. O termo tem sua raiz nas palavras sam (união) e kalpa (possibilidade). Trata-se de uma ferramenta básica para levar a um processo de autocura psicofísica.
Quando conscientemente aplicada, a técnica é direcionada para uma possibilidade interna específica, um desejo que existe como objetivo e, apresentado como tal e repetido com frequência, realiza-se no plano físico.
O significado da Sankalpa é o de uma afirmação interior que tem sua origem no coração, ou seja, colocamos nossa melhor intenção em algo que queremos para nós mesmos. Sankalpa diz respeito incondicionalmente à própria pessoa e consiste de uma resolução, uma afirmação.
Uma frase curta, clara e evocativa, quando repetida, potencializa nosso desejo interno. O pensamento funde-se com o subconsciente, fortalecendo e despertando nossas forças sutis.
Alguma regras para praticar o Sankalpa:
– Imaginar uma frase curta e objetiva, porém de grande significado
– Repetir sempre as mesmas palavras
– Conjugar sempre no presente, pois a mente só entende o presente
Em uma aula de Yoga, o Sankalpa é aplicado em posturas de fácil permanência, para que possamos ficar mais tempo e mentalizar “o propósito” por alguns minutos. É interessante procurar realizar o mesmo propósito durante uma semana ou duas, podendo trocá-lo por outro depois.
No relaxamento final retorna a ideia do propósito, para depois abandoná-la e em seguida relaxar. Com isso, tem-se a ideia de que ele (o propósito) é como uma semente plantada em um terreno fértil, a qual ira germinar, crescer e se tornar uma planta forte e firme.
A repetição mental acalma o sistema nervoso. O Sankalpa também é usado para transformar pensamentos negativos em positivos.
Mas, como em tudo na vida, precisamos acreditar e colocar nosso potencial a serviço de nosso próprio benefício.
Namaste