A vida imita a arte, que depois imita a vida e assim por diante
A banda Journey vem aí!
No filme Rockstar, um vendedor, vocalista amador e fã da banda Steel Dragon que tinha até uma formação cover da mesma , acaba entrando no grupo e tomando o lugar de seu ídolo por ter a voz bem parecida com a dele. É uma estória fictícia, mas dizem que o filme foi inspirado nos acontecimentos da Banda Judas Priest e de seu vocalista Rob Halford. Não podendo utilizar os nomes dos integrantes originais, por os mesmos não autorizarem, o diretor do filme teve que colocar outros nomes nos personagens.
O interessante foi o que aconteceu recentemente com a banda Journey, pois o atual vocalista, Arnel Pineda que assumiu o microfone da banda em meados de 2007 foi selecionado a partir de seus vídeos postados no You Tube, cantando músicas cover justamente da banda Journey. O mais interessante ainda é a semelhança entre a voz de Pineda com a de Steve Perry, vocalista que mais permaneceu na banda e que eternizou a clássica Don´t Stop Believin. Compare e verás.
A hipótese de uma pessoa ter o mesmo timbre vocal de outra é improvável, pois é como impressão digital, cada um tem a sua. Por isso conseguimos identificar a voz de uma pessoa do outro lado de uma ligação telefônica sem que ela precise dizer seu nome. Então surge a pergunta: Mas como um cantor pode cantar tão parecido com o outro? A resposta é: Porque ele usa técnicas. Existem timbres parecidos, mas nunca eles serão iguais, isso vai contra as leis da natureza.
A impostação aliada a variados tipos de técnicas como a voz “anasalada” ou o falsete, por exemplo, podem fazer com que uma voz se aproxime da outra. É claro que também é preciso ter o talento para fazer este tipo de coisa. É o que os imitadores fazem mesmo sem a necessidade de cantar. Eles pegam os trejeitos vocais, corporais, e às vezes até da expressão da pessoa e reproduzem. Isso na música é chamado de percepção. Quanto maior a sua percepção para identificar sons, maior a sua capacidade de reproduzir. É um nível mais avançado do famoso “tirar de ouvido”.
Esta matéria citando Journey veio à tona, pois os americanos da banda se apresentarão na Via Funchal no dia 30/03/2011 em São Paulo, será seu primeiro show no Brasil. Com certeza a Journey e o vocalista Arnel Pineda darão um belíssimo show, pois se Pineda tem a voz cantada idêntica à de Steve Perry, podemos ficar tranqüilos porque Perry sempre foi um cantor espetacular.