A ideia deste post de hoje além de nos trazer uma receita deliciosa é de nos fazer rir um pouco com as curiosidades de um alimento que eu particularmente amo, o aspargo.


Toda vez que vou fazer qualquer prato com aspargo fico imaginando se vai acontecer com os convidados o mesmo que acontece comigo… que é ficar com o xixi fedido! Hahahaha. Sério, você já reparou nesse detalhe?
Em 1891, um cientista chamado Nencki reparou. E ele tinha tão pouca coisa a fazer na vida que conseguiu convencer 4 garotos a comerem 7kg de aspargos. Ele coletou a urina de cada um, trabalhou com alguma mágica medieval que ele conhecia na época para fazer a análise e concluiu que o cheiro era devido a um metabólico chamado metanetiol.
Nencki afirmou então que quando nosso corpo metaboliza o aspargo, disso resulta uma alquimia mal cheirosa que nossos rins jogam direto para a bexiga.
Já saíram artigos de outros cientistas contemporâneos em revistas como a Science ou o British Medical Journal mencionando outras substâncias similares ao metanetiol que poderiam ser as causadoras deste odor.
Mas não estamos muito interessados em saber exatamente qual é a substância, né? O fato é que o xixi fica fedido mesmo! Mesmo você não sendo, digamos, apto a sentir o odor.
Na verdade o engraçado livro “The ReSearch Guide to Body Fluids” (por Paulo Spinrad, Juno Books, NY, 1994), diz que apenas 22 por cento das pessoas podem sentir o odor característico na urina ao comer aspargos.
Mas isso acontece não pelo fato de você poder produzir ou não o xixi fedido, mas sim pelo fato de você ter ou não olfato para ele.
Se você foi privado desse dom, não fique triste! Pode ter certeza que não vale a pena ser sensível a um cheiro tão ruim!
Agora falando da parte boa do aspargo, ou melhor da parte excelente! O aspargo é altamente diurético, possui antioxidantes, é fonte de potássio, ácido fólico (que previne doenças cardíacas e também é muito recomendado para gestantes) e possui baixíssimas calorias.
Seja somente assado com especiarias ou enroladinho no presunto parma ou em um molho especial como na receita a seguir, aproveite e coma muito aspargo!

Fonte: Hanna Holmes para http://dsc.discovery.com

Torradas com Aspargos ao molho Beurre Blanc de Laranja

Aspargos
450g de aspargos frescos
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal grosso e pimenta do reino moída na hora

Corte a ponta dos talos dos aspargos, apenas a parte esbranquiçada e mais dura. Coloque os aspargos em uma assadeira, adiione o azeite, o sal e a pimenta e envolva bem. Asse por aproximadamente 8 minutos. Reserve.

Beurre Blanc de Laranja
360ml de vinho branco seco
240ml + 2 colheres de sopa de suco de laranja fresco
2 cebolas pequenas fatiadas
120ml de creme de leite fresco
170g de manteiga sem sal cortada em pedaços pequenos
1 colher de chá de raspas de laranja
Sal e pimenta do reino moída na hora

Para o molho, coloque o vinho, o suco de laranja e a cebola para ferver em uma panela. Cozinhe mexendo de vez em quando por aproximadamente 10 minutos, até que a mistura reduza bem. Tire do fogo e misture o creme de leite fresco. Volte ao fogo e deixe ferver novamente por aproximadamente 2 minutos. Baixe o fogo. Adicione a manteiga, um pedacinho de cada vez, misturando bem após colocar cada pedaço. Adicione as 2 colheres restantes de suco de laranja e as raspas. Tempere com sal e pimenta e mantenha a mistura aquecida e coberta em banho-maria morno com fogo desligado.

Torradas
4 ovos grandes
240ml de creme de leite fresco
1 colher de chá de raspas de laranja
1/2 colher de chá de sal grosso
1/2 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
4 fatias de pão de forma
3 colheres de sopa de manteiga sem sal.

Bata com um garfo: os ovos, o creme de leite, as raspas, o sal e a pimenta do reino. Coloque a mistura em uma travessa e junte as fatias de pão para enxarcar. Deixe pelo menos um minuto de cada lado.
Em uma frigideira, aqueça a manteiga e frite as fatias de pão até que as duas metades fiquem douradas.
Para servir, cubra cada torrada com os aspargos e o molho por cima.