Peça criada para a Vitra dá uma rasante sobre o Salone del Mobile
A poucos dias da abertura do “Salone Internazionale del Mobile”, em Milão, evento que mais causa frisson no mundo do design, fabricantes e designers mal conseguem controlar a ansiedade de mostrar as novidades que serão lançadas para a fama – ou não – e que ditarão tendências – ou não – no concorrido mercado de móveis e decoração.
Numa prévia do que estará no estande da Vitra, sempre recheado de designs inovadores, a fabricante revela uma singela criação dos irmãos franceses Ronan e Erwan Bouroullec.
“L’Oiseau”
Aqui cabe apenas a definição da própria dupla, devido à simplicidade do conceito e da concepção da peça: “É um pássaro simples, sem qualquer outra função que não seja tentar propor uma presença afetuosa, uma companhia agradável. Sempre fomos fascinados por representações de animais, sejam primitivos ou mais contemporâneos – dos ursos de marfim feitos pela comunidade Inuit às aves de vidro soprado finlandês. Pode soar fora de moda se interessar por isso agora, no entanto achamos que seja uma fantasia realmente necessária para continuar alimentando essa relação simbólica com os animais.”
E mais não é preciso além de admirar (e cobiçar!) a pureza da forma do pássaro.
Vale lembrar que a Vitra também produz há tempos o “Eames House Bird”, peça inspirada em ornamento trazido de viagem pelos lendários designers da casa, Charles e Ray Eames, que aparece na foto acima com o pássaro do Studio Bouroullec.
“Osso Chair”
Os mesmos designers, comissionados por outra fabricante, a Mattiazzi, vão apresentar a cadeira “Osso”, que também dispensa maiores explicações ao ser vista “dissecada” e montada!
“Nós projetamos um objeto de madeira lisa, mas não regular, de alta qualidade e certificada. Ficamos particularmente interessados pelo fato de que todo o equipamento utilizado em sua produção é alimentado por energia solar e a madeira é proveniente de áreas vizinhas, sem o emprego de quaisquer tratamentos químicos. A Mattiazzi voltou para o básico e isso despertou nosso interesse e nosso fascínio para criar a Osso”, explicam os Bouroullec.
“Salone” completa 50 anos
De 12 mil visitantes em 1961 para 298 mil em 2010. De 328 expositores para mais de 2500. De 11 mil metros quadrados de espaço expositivo para 200 mil (sem falar do envolvimento de toda a cidade e da presença internacional maciça na semana mais aguardada do ano para o universo do design).
De terça-feira, 12, a domingo, 17 de abril, o Salone Internazionale del Mobile comemora a 50ª. edição e, como sempre, dita as tendências de mobiliário e decoração da temporada para o resto do mundo.
Na semana em que brilham estrelas carimbadas também sobressaem os novos talentos e se destacam as ousadias, as propostas mais funcionais, criativas e diferenciadas da grande indústria do design.
No complexo de Rho e em toda Milão, a conjunção de eventos – além do Salone, a feira de acessórios, a Euroluce, o Salone Ufficio, as exposições especiais, o Salone Satelite, os “fuori salone” e as inúmeras festas – transformam a cidade no centro de interesse, informação e oportunidades, incluindo a reflexão sobre o design e sua influência cultural.
Continue com o PPOW para ficar por dentro das notícias e novidades do Salone 2011.
Fotos: Divulgação