Atletas de 10 países vão redescobrir o Brasil na competição
Saem as caravelas, entram bicicletas, caiaques e equipamentos modernos. O Ecomotion/Pro 2011 Extremo Sul Bahia levará cerca de 40 equipes nacionais e estrangeiras a redescobrir o Brasil. A mais importante prova de corrida de aventura do mundo terá como base a cidade de Porto Seguro/BA e percorrerá cerca de 620 km passando por lugares avistados e ocupados pelos portugueses há 511 anos. O Ecomotion/Pro faz parte do Circuito Mundial de Corridas de Aventura (ARWS).
“Vai ser um cenário deslumbrante, que já é marca do Ecomotion, levando as equipes a experiências únicas”, diz o organizador da prova, Said Aiach Neto. “Vamos interagir com as populações indígenas da região e proporcionar aos atletas sensações como as dos primeiros portugueses que chegaram ao Brasil nas caravelas da esquadra de Pedro Álvares Cabral”, garante o organizador.
“Vai ser uma prova linda e bem técnica em todas as modalidades”, afirma o diretor técnico do Ecomotion/Pro, Tiago Valois. “As equipes verão as mesmas paisagens do que nossos antepassados. É uma região pouco explorada, com uma beleza incrível e grandes desafios: montanhas, areia, rios, matas ciliares…”, completa.
Campeões em 2004 (Costa do Dendê/BA) e em 2009 (Serra do Espinhaço/MG), a equipe brasileira QuasarLontra quer ser a primeira tricampeã da história das oito edições da competição. Além do capitão Rafael Campos e Mateus Gil, que substituiu de última hora o lesionado Erasmo “Xiquito” Cardoso, o quarteto paulista terá reforços de peso em sua formação. No lugar de Rodrigo Martins e Tessa Roorda, vencedores em 2009, entram os americanos Paul Romero e Karen Lundgreen, da equipe Team Sole, campeã do Ecomotion em 2006 (Paraty/RJ).
“Conheço Paul e Karen há uns nove anos, sempre brigando contra eles. Quase corremos juntos, em 2007, nos EUA, mas acabou não rolando. Ainda bem que agora deu certo. Eles são um casal muito forte e experiente. Já foram campeões do Ecomotion e têm um bom astral”, diz Rafael Campos. “Vamos para a prova com toda a vontade de manter o ‘caneco’ em casa. Se alguma equipe quiser tirar de nós, vai ter que se esforçar. Ter sido bicampeão do Ecomotion foi sensacional para a QuasarLontra. Agora se conseguirmos o tri, poderemos dormir tranquilos por um bom tempo”, afirma, com bom humor, o capitão da equipe.
A largada será na madrugada desta segunda-feira (11/04), às 4h, em uma prova de caiaque, na cidade de Prado, na Bahia. Como em todo os anos, as equipes só conhecem o mapa do percurso poucas horas antes da largada. A prova em 2011 terá 145km de trekking, 300km de mountain bike, 116km de canoagem, 7km de cavalgada, além de orientação (uso de mapa e bússola) e técnicas verticais (escalada, ascensão e rapel).
“Como em todos os anos, não revelamos detalhes do percurso por onde a prova vai passar. Queremos provocar a mesma sensação de descoberta e dar condições iguais a todas as equipes”, afirma Said Aiach Neto.
Campeões do Ecomotion/Pro
2003: Meridianoraid/ESP, na Chapada Diamantina/BA
2004: QuasarLontra/BRA, na Costa do Dendê/BA
2005: Buff/ESP, nas Serras Gaúchas/RS
2006: Team Sole/EUA, em Paraty/R J
2007: Buff Coolmax/ESP, em Búzios/RJ
2008/Campeonato Mundial: Orion Health/NZL, na Rota das Emoções/PI,MA,CE
2009: QuasarLontra/BRA, na Serra do Espinhaço/MG