A mais completa exposição do artista holandês Escher chega ao CCBB-SP

Depois de passar por Brasília e RJ (onde atraiu mais de 600 mil visitantes de janeiro a março) a mostra “O Mundo Mágico de Escher” fica em cartaz em São Paulo, no Centro Cultural Banco do Brasil, de 19 de abril a 17 de julho.

No maior conjunto de obras do artista já exibido no Brasil, o fascinante ilusionismo gráfico do holandês Mauritius Cornelis Escher (1898 – 1972) pode ser conferido em 95 gravuras originais, desenhos e instalações. Todos os trabalhos pertencem ao Haags Gemeentemuseum, que mantém o Museu Escher, em Haia, Holanda.

O  curador Pieter Tjabbes, holandês radicado em São Paulo, levou cinco anos para convencer o museu a liberar  originais para itinerar pelo país. “Só existem três coleções no mundo. As gravuras são muito frágeis e o Haags Gemeentemuseum, depois desta mostra, não poderá exibi-las por mais de quatro anos”, explica ele. Ou seja, trata-se de uma das poucas chances de ver a obra de Escher fora de seu país.

A exposição inclui dez instalações interativas que permitem ao visitante “desvendar” manobras gráficas da produção de Escher, um documentário  realizado pela TV holandesa e uma animação em 3D, com sessões a cada 30 minutos, em que o público “sobrevoa” as obras do artista.

Instigantes, as gravuras têm formas entrecruzadas, criaturas em transformação e arquiteturas impossíveis para desafiar a percepção do espectador da realidade. As composições, sofisticadamente construídas, combinam realismo acurado com a exploração fantástica de padrões, perspectivas e espaço.

Os trabalhos de Escher são um dos mais reproduzidos no planeta no século 20, com seus ilusionismos estampados em todo o tipo de produto, de gravatas e camisetas a tapetes artesanais dos Andes, tudo sob licença da fundação que cuida de seu legado.

De 19 de abril a 17 de julho
O Mundo Mágico de Escher
CCBB
Rua Álvares Penteado, 112, Centro, SP
Tel. 11 3113-3651
De terça a domingo, das 9 às 20 horas
Entrada gratuita
www.bb.com.br/cultura