O primeiro Audi totalmente elétrico está sendo construído na cidade de Neckarsulm, na Alemanha
O primeiro Audi totalmente elétrico está sendo construído na cidade de Neckarsulm, na Alemanha. Uma pequena frota do esportivo Audi R8 será produzida com plataforma de tecnologia para modelos elétricos em desenvolvimento na quatrro GmbH em Heilbronn, Biberach, com previsão de entrega para o final de 2012. Funcionários especialmente qualificados estão sendo deslocados para a produção do R8 e-tron, baseado no bem-sucessido superesportivo Audi R8.
Durante o 122º Encontro Anual da AUDI AG, em Neckarsulm, os jornalistas de negócios e produtos tiveram a oportunidade de conhecer pela primeira vez a oficina de desenvolvimento do Audi R8 e-tron. “Com o R8 e-tron, nós monstramos quão inspiradora a mobilidade elétrica pode ser. Cada sistema neste carro foi ajustado para o máximo de desempenho e autonomia,” afirma Franciscus Van Meel, Chefe de Estratégia de Mobilidade Elétrica da AUDI AG. “O R8 e-tron é um projeto muito importante para a Audi, pois a competência e experiência que obtivermos a partir dele, será usada mais tarde no grande volume de produção de automóveis elétricos”.
O executivo ainda comenta que “a expectativa é que o termo ‘e-tron’ seja sinônimo para mobilidade elétrica avançada, assim como o termo ‘quattro’ hoje significa a pioneira tecnologia de tração permanente. Nós desejamos ser a fabricante líder de veículos elétricos em 2020”.
A sistemática de construção leve é uma das condições fundamentais para a eficiência e desempenho dos veículos elétricos. Por isso, os engenheiros de desenvolvimento da Audi desenharam o corpo de alumínio – uma das principais competências da empresa – para o R8 e-tron. Graças a tecnologia Audi Space Frame (ASF), ele pesa pouco mais de 200 kg. O monobloco leve é o fator essencial para o peso do R8 e-tron ser de apenas de 1600 kg.
Os funcionários do centro de Pré-Produção, em Neckarsulm, e da quatrro GmbH estão atualmente construindo a primeira plataforma de tecnologia para o carro elétrico. “A bem-sucedida produção do nosso Audi R8 deu aos funcionários da quattro GmbH um elevado nível de competência na área de fabricação de automóveis esportivos”, explica o Diretor Geral Werner Frowein.
A AUDI AG está investindo mais de € 5 bilhões em dois centros alemães em Ingolstadt e Neckarsulm, entre 2011 e 2015. A maior parte deste investimento fluirá para o desenvolvimento de novos produtos e de tecnologias do futuro, tais como sistemas de direção elétrico e híbrido.
O Futuro da mobilidade – a história do Audi R8 e-tron
Setembro de 2009 – Audi apresenta carros e-tron de alta performance com direção elétrica no Salão do Automóvel de Frankfurt. Com 313 cv e 4,500 Nw de torque, o carro de dois lugares acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
Junho de 2010 – A quatrro GmbH, em Neckarsulm, é escolhida para construir o R8 e-tron por conta da sua competência nas áreas de produção de pequenas séries e fabricação de carros esportivos de alto desempenho.
Julho de 2010 – O Audi R8 e-tron vence o Rally Silvretta E-Auto. O carro de dois lugares venceu outros 23 carros elétricos na corrida de três dias abrangendo 167,5 km.