O espetáculo do Cirque du Soleil que estreia em setembro no Brasil
Anunciada hoje (07/06) a nova turnê do Cirque du Soleil no país, agora com o espetáculo Varekai, uma criação de 2002 assinada por Dominique Champagne, aclamado por escrever e dirigir também The Beatles – LOVE e Zumanity, ambos fixos em Las Vegas.
“Anunciar Varekai no Brasil é muito especial, pois apesar de nunca ter sido exibido aqui, a sensação é de voltar para casa, isso pelo espírito de alegria que domina o espetáculo e é tão característico dos brasileiros”, declarou Mathieu Gatien, diretor artístico do Cirque du Soleil, que veio do Canadá especialmente para apresentar a temporada em evento para a imprensa no Credicard Hall, em São Paulo.
Gatien explicou que Varekai, na língua cigana, quer dizer “um lugar qualquer”, remetendo a viagens ou à vida de um povo nômade e a do próprio circo. Destacou que os diferenciais desse espetáculo estão na força, na energia e nas acrobacias excepcionais, com ênfase nas performances aéreas surpreendentes. “Varekai é um mundo de mistérios em que tudo e algo mais é possível”, resumiu ele.
O enredo de Varekai reúne elementos da história de Ícaro e de um mundo perdido, uma floresta nas profundezas de um vulcão. Caído do céu nesse universo inusitado, habitado por criaturas de mil metamorfoses, o personagem Icare vive uma aventura absurda e intrigante, mas também uma celebração e redescoberta da vida, uma jornada de renascimento.
La Promise (A Noiva), Le Guide (O Guia) e La Vigie (O Vigia) são os outros protagonistas que tecem o fio condutor por entre as performances dos acrobatas e palhaços de Varekai.
“Eu diria que ele até se aproxima de Saltimbanco, mas se diferencia pela carga de energia, pois desde o início estão todos no palco. Sabemos que o publico sempre espera mais de cada show, mas queremos que o público saiba que nós sempre queremos ultrapassar o que ele espera. Esse é o desafio da nossa sustentabilidade”, declarou Gatien.
Criado há quase 10 anos, Varekai se mantém atualizado pela renovação dos artistas e pelo espaço que cada um tem para sugerir aprimoramentos em suas performances. “A história e as acrobacias se mantêm, mas hoje ele está muito mais energético e apaixonante”, disse o diretor artístico.
A nova temporada – a quarta trazida pela Time For Fun, com patrocínio do Bradesco – expande as apresentações para 8 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre.
São Paulo terá a estreia nacional em 15 de setembro, na tenda do Cirque montada no Parque Villa Lobos, onde permanece por 11 semanas.
Segundo Fernando Alterio, presidente da Time For Fun, para um melhor fluxo e conforto do público ao adquirir os ingressos para o show, pré-vendas e vendas serão escalonadas em todas as praças. Outra boa notícia dada por ele é que os preços dos ingressos estão mais baratos em relação ao espetáculo anterior (Quindam), partindo agora de R$ 140. “Dessa vez não há crise e temos o benefício do câmbio favorável, por isso o tema da campanha ‘Varekai, todo mundo vai’, que incentiva o acesso amplo ao espetáculo”, explicou o empresário.
Em São Paulo, a pré-venda tem início nesta quarta-feira (08/06) para clientes American Express Membership e Cartões Bradesco Prime; de 02/07 a 10/07, também para Cartões Bradesco e, a partir de 11/07, para o público em geral. As outras cidades seguem o mesmo formato e as datas podem ser consultadas no site www.cirquedusoleil.com.
Ainda na apresentação, Jorge Nasser, diretor de marketing do Bradesco, ressaltou que o investimento no retorno do Cirque du Soleil ao Brasil faz parte do posicionamento do banco em aproximar a marca de momentos especiais ligados à cultura, ao entretenimento e às artes que possam ser experimentados por todo o público, uma vez que o patrocínio exclusivo significou viabilizar o show aqui, indo além dos benefícios de pré-venda ou pagamento facilitado aos clientes do banco.
Informações, bilheterias oficiais e venda de ingressos: Central Tickets For Fun, tel. 4003-5588 e www.ticketsforfun.com.br
Confira mais fotos exclusivas no álbum do PPOW no Facebook
Fotos: Divulgação Cirque du Soleil e Alessandra Przirembel Angeli (Icare, Malabarista e Mathieu Gatien)