Mais de 30 produtores de um dos mais cobiçados vinhos do mundo invadiram São Paulo no início de junho, para apresentar seus Brunello 2006
Quando pensamos em degustar um vinho com fama mundial e glamour os vinhos de Bordeaux são os primeiros que vem ‘à cabeça’. É quase uma febre para qualquer enófilo sonhar que um dia irá degustar um Grand Cru dessa linda região no sudoeste da França.
Mas além dessa, existe uma outra certeza no mundo do vinho: qualquer amante do líquido de baco sonha também em degustar um Brunello di Montalcino.
Há controvérsias sobre qual é o vinho mais importante da Itália, pois muitos, como o Rei Vittorio Emanuelle, preferiam os Barolos dentre qualquer outro vinho da bota.
O Brunello di Montalcino como ‘marca’ é recente, tem pouco mais de cem anos, mas nesse período se tornou o vinho italiano de maior glamour e luxo, suplantando qualquer outro. Esse ícone da vitivinicultura mundial é produzido em um pequeno espaço de terra ao Sul de Siena na Toscana, a partir da uva Sangiovese, que nessa denominação é chamada de Sangiovese Grosso ou Brunello. Uva de maturação tardia colhida em meados de outubro produzindo um vinho escuro, já que é fermentado lentamente e por muito tempo em contato com as cascas da uva para extrair o máximo de cor e sabor. Depois é estagiado em botes de carvalho por no mínimo 4 anos.
No dia a dia e acompanhando o buying behavior de muitos apaixonados por vinho fica claro que esse vinho é um símbolo de poder e riqueza.
Um ponto importante é dizer que para beber o mais ordinário dos Brunellos aqui no Brasil você não conseguirá desembolsar menos de 150/200 reais para ter uma garrafa em mãos. Podemos encontrar algumas garrafas alçando mais de 1.000 reais.
O Brunello é um vinho quase sempre muito caro. Atenção para comprar um Brunello, pois existem inúmeros sofríveis e de baixa qualidade.
O fundamental para comprar um Brunello é o nome do produtor. Falando em produtor mais uma vez ficamos na rota do que há de mais importante do mundo do vinho.
Na semana de 06 de junho recebemos aqui em São Paulo mais de 30 produtores integrantes do Consorzio Del Vino Brunello de Montalcino. O evento fala por si só, mas para a nossa fortuna, todos os Brunello apresentados eram da reluzente e excelente safra de 2006. De quebra, cada produtor tinha ao lado de seu Brunello, o Rosso di Montalcino, que podemos chamar de um mini Brunello. Um vinho delicioso para acompanhar massas e principalmente Pizza.
Imagine em uma só noite provar mais de 40 vinhos? Foi isso que fizemos, mas não conseguimos provar todos os 64 disponíveis.
A degustação foi mesmo de altíssimo nível e tivemos mais de 10 Brunello de categoria superlativa e francamente falando, não tivemos nenhuma decepção, provando mesmo a qualidade desses produtores e principalmente da safra 2006 na Toscana.
Imagem 1: Rosso 2008 e Brunello di Montalcino 2006 de Donatella Cinelli Colombini
Imagem 2: O impressionante Valdicava Brunello di Montalcino
Os grandes destaques da degustação foram os Brunello di Montalcino 2006 dos produtores:
Salvioni
Poggio di Sotto
Collemattoni
Valdicava
Donatella Cinelli Colombini
Talenti
Todos esses vinhos são de extrema qualidade, com muita profundidade, personalidade e longevidade. O Salvioni foi o campeão como um todo, principalmente por ser o vinho de melhor estrutura e com maior potencial de guarda. Um grandíssimo Brunello. O mais moderno foi o Valdicava e o Collemattoni foi uma especial surpresa. Tanto o Poggio di Sotto como o Donatella Cinelli Colombini mostraram muita personalidade e estilo. O Talenti foi o mais tradicional dessa lista de destaques.
Todos esses vinhos foram avaliados acima dos 93 pontos e apesar de jovens, já são prazerosos hoje, mas com uma longa vida de evolução na garrafa pela frente.
_____________________________________________________________________
Lista de todos os Brunello 2006 degustados com respectivo importador (quando já presente no Brasil, pois alguns dos vinhos ainda não são exportados para o Brasil):
Banfi – WorldWine – www.worldwine.com.br
Barbi – Franco Suissa – www.francosuissa.com.br
Camigliano – Casa Flora – www.casaflora.com.br
Caparzo – Madalosso Martins Importação e Exportação
Col D’Orcia – Casa do Porto – www.casadoporto.com.br
Donatella Cinelli Colombini – Viníssimo – www.vinissimo.com.br
Fanti – Viníssimo – www.vinissimo.com.br
La Gerla – Amadio Brasile
Poggio Di Sotto – Vector Intenacional SA
Salvioni – Decanter – www.decanter.com.br
Siro Pacenti – Fabrizio Fasano Imp e Exp Ltda – www.enotecafasano.com.br
Talenti – Grand Cru – www.grandcru.com.br
Castello Romitorio – ainda sem importador para o Brasil
Collemattoni – ainda sem importador para o Brasil
Il Poggione – ainda sem importador para o Brasil
Le Chiuse – ainda sem importador para o Brasil
Poggio il Castellare – ainda sem importador para o Brasil
Sassodisole – ainda sem importador para o Brasil
Tenute Friggiali e Pietranera – ainda sem importador para o Brasil
Valdicava – ainda sem importador para o Brasil
Verbena – ainda sem importador para o Brasil
Veja todas as fotos ampliadas clicando nas imagens abaixo.