… e sustentabilidade no documentário dirigido por João Amorim

O filme “2012: Tempo de Mudança“, dirigido por João Amorim, diretor indicado ao Emmy Awards 2010, acompanha o jornalista americano Daniel Pinchbeck, autor do bestseller “2012: The Return of Quetzalcoatl”, em busca de um novo paradigma entre a sabedoria arcaica de culturas tribais e o método científico.

Problemáticas econômicas, além de desajustes ambiental e social, estão no centro da discussão que pretende instigar a reflexão do público quanto à forma de vida levada nos grandes centros urbanos.

Porém, mais do que apontar os desprazeres da vida moderna e as mazelas ambientais, o filme procura incentivar o espectador a buscar alternativas coerentes para solucionar a insatisfação com a realidade atual investindo em um novo estilo de vida.

Algumas técnicas, como meditação e yoga, são abordadas como canais que possibilitam ao corpo entrar em sintonia com a natureza. A importância de iniciativas simples para reutilização da água e outros métodos de reciclagem também são discutidas.

O documentário divulga ações que já ocorrem mundo afora, mas que o público em geral desconhece, como soluções em engenharia sustentável e novas práticas em relação à utilização eficiente da natureza. Ao agregar essas ações às iniciativas simples e apostar na espiritualidade e na comunhão entre cidadão e natureza como pontos chave, o filme cria um panorama que aponta para uma nova existência, mais harmônica e menos individualista.

A mistura de animações e depoimentos de especialistas de diferentes áreas chama atenção para a ação do homem sobre seu ambiente. Cientistas, antropólogos e artistas engajados em diferentes causas, como a atriz Ellen Page, o músico Sting, o diretor David Lynch e o músico brasileiro Gilberto Gil, entre outros, opinam sobre o tema do momento: a tal da sustentabilidade.


Serviço
2012: Tempo de Mudança
Pré-estreia São Paulo
20 de junho de 2011 – 20h
Cine Livraria Cultura, dentro do Projeto Folha Documenta, com debate entre Ale Youssef e João Amorim após a exibição
Sessão aberta ao público (necessário retirar o ingresso uma hora antes do início)

Pré-estreia Rio de Janeiro
21 de junho de 2011 – 20h40
Cine Odeon, com debate entre João Amorim, Ernesto Neto e Marcelo Shama
Ingresso: R$ 12

Informações sobre pré-estreias em outras cidades: www.2012tempodemudanca.com.br e na página do “2012” no Facebook