Americanos investem em novas rotas no sistema nacional de ciclovias
Há 30 anos, o plano de ter uma grande rede de ciclovias interligando todo o país foi deixado de lado nos Estados Unidos, com apenas alguns trechos completados em rotas como Maine-Florida e Virginia-Oregon. A percepção, nos anos 80, era de que a bicicleta pareceria um equipamento pré-histórico no futuro século 21.
Os anos 2000, no entanto, nasceram com preocupações ecológicas e sustentáveis frente aos alarmantes, diversos e crescentes problemas de degradação ambiental provocados pelo progresso, o que colocou o ciclismo novamente em destaque na valorização de um estilo de vida natural.
Quatro bilhões de passeios de bicicleta em 2009, contra pouco mais de três bilhões em 2001, são números que revelam o aumento de interesse por esse meio entre os americanos, que acabam de ver aprovado um projeto que inclui seis novas rotas nos estados do Maine, New Hampshire, Michigan e Alaska, retomando assim a construção da rede global que cruzará os Estados Unidos.
Sorte dos americanos, que em breve poderão desfrutar da estrutura e desenvolver ainda mais essa atividade, atenuante saudável e benéfica ao meio ambiente e às pessoas.
Nós aqui, por enquanto, só temos a festejar parcos quilômetros acrescentados a uma ou outra ciclovia urbana que funciona apenas nos fins de semana… melhor que nada, mas muito pouco, infelizmente.