Cia Brasileira de Ópera participa dos Festivais de Inverno de Petrópolis e Nova Friburgo

Depois de realizar 97 récitas, percorrendo todo o Brasil, de Manaus a Porto Alegre, a Cia. se apresenta com a versão infantil de O Barbeiro de Sevilha em Petrópolis e Nova Friburgo.

A Cia. Brasileira de Ópera apresentará, no dia 2 de julho, a ópera de Gioacchino Rossini, no XI Festival Internacional de Inverno de Petrópolis. Já no dia 3 de julho, a apresentação será no X Festival de Inverno de Nova Friburgo. Estas serão, respectivamente, a vigésima primeira e vigésima segunda cidade visitada na turnê de estreia da Cia. – mais abrangente projeto de música erudita realizado no país nos últimos anos.

A Cia. Brasileira de Ópera apresenta uma versão inovadora e bem humorada da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, com cenários e personagens em forma de desenho animado, criados pelo cartunista ítalo-americano Joshua Held que interagem com cantores reais, capturando a atenção de adultos e crianças.

“Se há ainda quem considere a ópera um gênero de difícil assimilação e restrito às pequenas plateias de iniciados, este primeiro ano da Cia. é a prova de que ela continua a ser, como sempre foi, capaz de atrair um público entusiasta e apaixonado em qualquer lugar onde se apresente um espetáculo de qualidade”, diz José Roberto Walker, diretor executivo da Cia.

A primeira apresentação nacional aconteceu em Belo Horizonte, em junho do ano passado. Em Petrópolis e Nova Friburgo, será apresentada uma récita do espetáculo infantil, com 50 minutos de duração. Esta versão é um espetáculo especialmente concebido para as crianças e o público que ainda não teve a oportunidade de assistir a uma ópera.

Em Petrópolis e Nova Friburgo, a orquestra da Cia. Brasileira de Ópera terá como regente o maestro Abel Rocha. No elenco Homero Velho, como Fígaro, Gilberto Chaves, como o Conde D’Almaviva, Edna D’Oliveira, fará a Rosina e Pepes do Valle, o D. Bartolo.

Primeiro Ato: A ação passa-se em Sevilha e a ópera inicia-se numa rua em frente da casa de Don Bartolo, que tem a tutela da muito rica Rosina, com quem pretende casar, apesar da grande diferença de idades. É junto das janelas dessa casa que o Conde de Almaviva canta uma serenata à dita Rosina, quando aparece o barbeiro Fígaro a quem o Conde facilmente suborna para o ajudar a chegar junto da sua amada.

Serviço
Local: Petrópolis/RJ – Praça de Liberdade – Petrópoilis- RJ (Open Air)
Data e horário: 02/07/2011, às 18h30 – A entrada é franca mediante doação de 1kg de alimento não-perecível.

Local: Nova Friburgo/RJ – Country Clube- Av. Cons. Julius Arp, 140 – Centro
Data e horário: 03/07/2011, às 18h – A entrada é franca mediante doação de 1kg de alimento não-perecível.