Mergulhe no mundo surreal de Rauzier

Cenários somente possíveis em sonhos, ilusão, realidade, uma pode ser a outra e não ser mais no detalhe seguinte… sensações provocadas pelas hyperphotos, especialidades de Jean-François Rauzier.

Animais se reproduzem aos milhares em pontos turísticos do mundo

Para proporcionar o mergulho do espectador nas imagens fantásticas, o fotógrafo se tornou um virtuoso das tecnologias digitais, às quais se dedica desde 2002, quando criou o conceito que une centenas de fotos aos recursos de softwares de edição.

O próprio fotógrafo-artista replicado para segurar as muitas telas de Mac em Paris

Com a técnica dominada, Rauzier mescla imaginação e referências culturais para fazer surgir intrincados e elaborados quebra-cabeças de alta definição, seja qual for o zoom que o olhar (ou o mouse) lhe imponha. Essa é a ideia: viajar para dentro da imagem e redescobri-la no detalhe. “O infinitamente grande e o infinitamente pequeno conjugados numa mesma imagem.”

Relógios tomam o lugar da areia nesta praia imaginária

Detentor de inúmeros prêmios, incluindo o “Arcimboldo” de criação digital em 2009, o fotógrafo já expôs suas hyperphotos em Nova York, Londres, Los Angeles, Paris e Seul. No momento (até 11 de setembro), faz sua estreia em Barcelona, com sete novas obras que exploram os ícones arquitetônicos assinados por Gaudí na cidade catalã.

Mas o universo fantástico do fotógrafo está permanentemente aberto à visitação – e exploração – no site www.rauzier-hyperphoto.com

Ache o Casanova entre os palazzi di Venezia

Fotos: Reproduções