Eduardo Kobra faz obra protesto contra o massacre de golfinhos em Taiji, no Japão
O muralista e artista plástico Eduardo Kobra faz uma nova obra de seu projeto Greenpincel, em São Paulo. No início deste mês de setembro, na rua Cayowaá 802, em Perdizes, o artista pintou em um muro de 10 x 4 metros , o trabalho “Mar da Vergonha”, onde critica o massacre de centenas de golfinhos, na pequena cidade de Taiji, na costa meridional da ilha japonesa de Honshu.
No dia 26 de agosto, Kobra, com outros artistas do Studio Kobra, pintou o mural “Sem Rodeios”, na av. Brigadeiro Faria Lima, depois de ficar chocado com as imagens nos jornais e sites do bezerro abatido pelo peão César Brosco durante a 56ª Festa do Peão de Barretos.
A indignação é a mesma diante do que acontece em Taiji. “As imagens dos golfinhos massacrados no Japão, mas também em outros países, são horríveis e nos obrigam a atuar no intuito de transformar o mundo. Não é um sonho imaginar que as pessoas do bem um dia vão se mobilizar e proteger os animais e a natureza como um todo”, afirma.
Kobra esteve quase um mês no Exterior. Chegou ao Brasil no dia 24 de agosto, após concluir seu primeiro mural em Atenas, que havia sido atacado por religiosos, revoltados com o que chamavam de agressão a Deus, já que no mural “Evolução Desumana”, do seu projeto “Greenpincel”, na capital grega, apareciam imagens da evolução segundo Charles Darwin.
O artista entregou recentemente um novo mural para a cidade de São Paulo, dentro do projeto Greepincel. Fez um chocante mural de “boas-vindas”, chamado “Welcome to Amazônia”, na av. Rebouças, 167, com cerca de 7 x 5 metros. O cenário mostra um ambiente arrasado.
Pouco antes, concluiu o mural “CO2”, na rua Alvarenga, 2.400, com cerca de 10 x 5 metros, também parte do seu projeto Greenpincel, iniciado com o mural “Navio Baleeiro” (obra crua e forte, baseada em uma cena da caça de uma baleia pelo navio Yushin Maru), realizado em março na rua Domingos de Morais, na Vila Mariana.
Confira outras criações de Eduardo Kobra:
INTERNACIONAIS
NO BRASIL