Máquina de imagens do designer gráfico é atração do London Design Festival
O israelense Noma Bar se notabiliza como designer gráfico com uma marca registrada: a combinação entre caricatura e pictogramas.
Com essa característica já publicou mais de mil ilustrações para revistas e livros em todo o mundo, colecionando clientes como The Economist, Wallpaper*, The New York Times, The Guardian, GQ, Esquire, IBM e Sony, entre tantos.
Convidado a participar do London Design Festival – acontece de 17 a 25 de setembro no V&A Museum, galerias, estúdios e lojas de Londres –, Bar preparou uma escultura interativa a que chama de “The Dog”, que é na verdade uma máquina, uma prensa de recorte, no formato de um grande cão negro.
Com a instalação “Cut it Out”, na Galeria Outline Editions, que comercializa seus desenhos e gravuras, o designer vai interagir com os visitantes, permitindo que operem “The Dog” para obter as figuras recortadas. Para o evento, ele criou uma série com base no seu tema recorrente “espaço negativo” (o desenho se forma pelo que é recortado da folha de papel, borracha ou madeira posta na máquina). Esta é também uma forma do artista apresentar novos comentários e críticas sociais através de imagens que brincam com duplos e criam figuras de impacto.
Com cores fortes, formas e iconografia limpas e sintéticas, Noma Bar pode capturar o espírito de uma pessoa ou o coração de um problema com clareza e humor. Confira no depoimento do designer e na série de pictogramas.