A música como instrumento devocional e indutor da meditação

Kirtans e Bhajans estão relacionados em sânscrito com cantos devocionais. É um estilo musical na arte de vocalizar Mantras (palavras sagradas e nomes de divindades). São hinos devocionais acompanhados por instrumentos musicais típicos indianos, como o harmônio, a tabla e os sinos. Porém hoje há vários cantores que reproduzem os antigos Mantras em novos arranjos musicais.

O ato de cantar repetidamente nos leva a retirar os véus que encobrem o brilho da essência presente em cada ser. Uma vibracão profunda acontece em nível mais sutil com intensidade e ritmo junto com a respiração, que sincronizados produzem um efeito poderoso.

Embora os Kirtans se relacionem com música, isto não tem nada a ver com habilidade musical. Todos podem participar. Seu propósito é juntar os corações. Quanto mais longa a canção, mais profunda a experiência.

Para nós, ocidentais, a familiaridade com o sânscrito é mais difícil, mas por outro lado isto nos ajuda a alcançar uma maior abstração. Os antigos cânticos têm o poder de nos reconectar com o Eterno dentro de cada um de nós. Isto nos induz a estados meditativos.

Os Bhajans são cânticos que têm origem nos Vedas, textos sagrados que datam de 1500 A.C. e formam a base da escritura sagrada, os quais também remetem aos quatro deuses principais: Rudra, Varuna, Indra e Agni.

Alguns Kirtans (Mantras e Bhajans):
Om Namaya Shivaya
Om Padme Hum
Om Namoh Bagavate
Gayatri Mantra


Foto: Reprodução