Single malt de 55 anos ultrapassou 46 mil libras

O lance mais alto do mundo dado por uma garrafa de whisky foi para o  Glenfiddich Janet Sheed Roberts Reserve 55 anos, leiloado na Escócia por £ 46.850 mil. Essa garrafa é uma das 11 produzidas para comemorar o aniversário de 110 anos de Janet Roberts, a mulher mais velha da Escócia e neta do William Grant, fundador da destilaria Glenfiddich.

O leilão atraiu a atenção de todo o mundo, pois quebra o recorde mundial do whisky escocês single malt mais caro do mundo vendido em leilão, cujo recorde era de £ 29.400 mil. O valor arrecadado foi doado para a instituição beneficente Water Aid.

A raridade vale cada centavo, pois além do whisky do mais alto padrão, a embalagem foi feita artesanalmente, inspirada em itens pessoais de Janet Roberts. Peter Gordon, presidente da destilaria e sobrinho da homenageada, comentou: “O Glenfiddich Janet Sheed Roberts Reserve é um dos whiskies mais raros e preciosos que já fizemos, um líquido verdadeiramente notável”.

De cor ouro pálido e tom de cevada, no nariz o puro malte cinquentenário é leve e delicado, com aromas de flor de laranjeira e violeta, uma macia e delicada mistura com notas de amêndoas tostadas e sutil cheiro de fumaça. Com perfeita harmonia de frutas e aromas florais, tem um toque leve de carvalho, incrível para um whisky que passou tanto tempo na madeira Européia.

Glenfiddich é o pioneiro na categoria de whiskys de malte escocês e atualmente o mais consumido em todo o mundo. Ele é totalmente diferente de qualquer outro single malt, na mesma categoria.

www.williamgrant.com