Com status de griffe objeto de desejo no mercado executivo internacional, a brasileira Embraer – terceira maior fabricante mundial de aviões, depois de Boeing e Airbus – reforça a posição com dois jatos das categorias leve e superleve de última geração. Trata-se dos modelos Phenom 300 e Phenom 100, sucessos nacionais que a empresa vem apresentando em exposições na Europa e Estados Unidos.
Para elevar essas aeronaves ao anunciado exclusivo padrão de conforto e bem estar no vôo, o design fez a diferença e, assim, foi fundamental a parceria com a BMW DesignworksUSA, subsidiária do grupo BMW, na concepção dos interiores, projetados após profundo estudo do conceito que direcionou a criação: afinal, qual a definição de luxo, hoje?
Respostas a essa questão envolveram a integração de inovações com a configuração do avião em si, o processo de produção e as mais rígidas regulamentações de segurança. Como resultado, foi desenvolvido um conjunto de valores, batizado de “luxo inteligente”, em que a opulência e os simbolismos antes associados à sofisticação dão lugar a uma visão holística, do espaço mais limpo e suave, despojado de ornamentações, orientado ao relaxamento e ao livre aproveitamento do tempo, mas com o melhor em funcionalidade, eficiência e qualidade de design à disposição de pilotos, passageiros e bagagens.
Muito da experiência da BMW com carros de luxo foi aplicada ao cockpit desses aviões e, com isso, os pilotos contam com espaço, conforto e possibidade de movimentação incomparáveis nessa categoria. Na cabine, a atmosfera remete a um lounge, com ambiente mais aberto, cores claras e assentos de contornos suaves, ergonomicamente projetados para melhor acomodar o corpo humano e transmitir sensações de serenidade e segurança. Nos revestimentos, modernos, práticos e resistentes materiais respondem pela necessidade sustentável de baixo custo, fácil manutenção e durabilidade. Harmonioso, o conjunto reflete o nível premium alcançado pela dupla Embraer-BMW DesignworksUSA, ou a experiência de voar em uma síntese do luxo atual. Puro, simples, inteligente. (Como nunca neste país, ou para presidente nenhum botar defeito!)
Fotos: divulgação