O estudante de designer russo Yuriy Dmitriev criou um conceito de refrigerador totalmente fora dos padrões tradicionais. Não têm portas, gavetas, nem prateleiras, sendo todos substituídos por um gel que consegue resfriar os alimentos inseridos nele. O conceito de Dmitriev é um dos finalistas do concurso Eletrolux Design Lab, que busca soluções inovadoras para as cozinhas do futuro.
Batizado de Bio Robot Refrigerador, o equipamento não utiliza eletricidade ou nenhuma outra fonte energética, pois os alimentos são resfriados pelas propriedades químicas do biopolímero em gel, disposto em todo interior. Desta forma, os usuários devem colocar os alimentos dentro do gel e deixá-lo resfriar naturalmente. Segundo o criador, o gel não é pegajoso e nem tem odor.
Com um tamanho quatro vezes menor do que os refrigeradores tradicionais, e não possuir acessórios na parte de dentro, fora o gel, o refrigerador do futuro pode ser utilizado na horizontal, na vertical e até no teto, de acordo com o seu inventor. Outra vantagem é de ter um espaço para armazenamento de aproximadamente 90%, que é definido do modo que o usuário faz a disposição dos alimentos.
Caso Yuriy Dmitriev vença o concurso, ele ganhará um prêmio de 5 mil euros, além de um estágio de seis meses no Centro de Design Global da Electrolux.