Exposição apresenta pinturas impressionantes de paisagens
O renomado artista David Hockney é mais conhecido por suas famosas pinturas de jovens em torno de piscinas em L.A. Entretanto, nos últimos anos ele transformou a tela do iPad em sua tela de pintura. A Royal Academy de Londres faz uma exibição espetacular de suas criações até o dia nove de abril de 2012, expondo 51 desenhos de seu iPad como também uma série de paisagens do Leste de Yorkshire.
David Hockney merece créditos, afinal não é qualquer um que na sua idade tenha tanta afinidade com as novas tecnologias. Aos 74 anos, ele conta que começou a enviar e-mails aos amigos com desenhos das flores que fazia todos os dias.”Eu desenhava flores todos os dias” ele disse, “e os enviava para meus amigos, para que eles tivessem flores frescas todas as manhãs. E minhas flores duravam mais.”
A exposição se chama “A Bigger Picture”, pois a arte é baseada em uma variedade de mídias: óleo, filme, carvão e o iPad.
O objeto dessa exposição é a paisagem do leste de Yorkshire, onde o artista vive. Ele retratou as mudanças sazonais em quatro anos. A árvore é um motivo fundamental; seja coberta de folhas por completo no verão ou com poucos ramos no inverno. Podemos ver a qualidade da luz e uma densidade de folhagem de cada vez. Nestas obras, Hockney volta para as mesmas cenas e temas e volta a pintá-las novamente. É fascinante ver os detalhes e as diferenças entre as pinturas.
Hockney iniciou com um iPhone e começou a desenhar nele com seu polegar, em seguida, migrou para o iPad, usando pincéis de um aplicativo; e as coisas realmente começaram a tomar forma. A partir daí ele começou a imprimir as imagens em uma escala maior do que a tela do iPad.
Como ele diz: “Quanto mais eu pratico no iPad, mais eu percebi que é uma mídia fantástica para paisagens. Há certas coisas que você pode fazer muito, muito rápido, usando a ferramenta. O artista pode se deparar com os “prazos da natureza”.Obviamente o iPad é mais rápido do que aguarela ou carvão, uma vez que nada precisa esperar para secar. Como pintar ao ar livre é um cenário mutável, com nuvens e chuva chegando rapidamente, a velocidade é essencial.
Os 51 desenhos feitos no iPad foram ampliadas e todos eles retratam a chegada da primavera ao longo de uma estrada local – Woldgate, perto de onde ele vive. Eles mostram a visão do artista da pequena área em todas as estações, com os elementos da primavera retratado em diferentes fotos. Em uma parede inteira há uma enorme tela de pintura que está muito teatral.
Hockney teve uma longa e variada carreira – da Inglaterra para a Califórnia e de volta a Yorkshire. Esta exposição é ainda um outro pedaço de sua obra brilhante.
Mais informações:
Royal Academy of Arts
David Rockney
Fonte: TreeHugger