O site Hotel.Info revela as diferentes tradições na celebração da data 

Roma - Vaticano

Jogar ovo de Páscoa em outra pessoa é uma forma diferente de celebrar essa data cristã. Pode até parecer uma heresia para nós brasileiros, mas é assim que o renascimento de Cristo é comemorado na Bulgária. Dizem que se o ovo não quebrar ao ser jogado, significa sorte para a pessoa. Na Bolívia a Sexta-feira Santa é dia de fazer festas extravagantes. No norte da Alemanha, domingo é tempo de “fogos de Páscoa”. Mas, há também as comemorações com procissões e guloseimas como a tradicional Colomba Pascal e os ovos de chocolate na Itália, assim como no Brasil.
Veja como são essas festas cheias de significado e simbolismos religiosos que brindam essa data com diferentes tradições ao redor do mundo. O site de reservas hoteleiras Hotel.info, com sede na Alemanha e escritórios na Espanha, Itália, França, Grã-Bretanha, China e Cingapura, revela as celebrações mais extraordinárias em uma viagem pelos costumes regionais.

A Páscoa e a Semana Santa não têm uma data fixa no calendário, ocorrem anualmente entre o final de março e começo de abril, dependendo da chamada “lua cheia eclesiástica”. É um momento em que se fortalece a fé católica e se celebra o começo do cristianismo e ainda os fatos que culminaram com a vida de Jesus na terra e que estabeleceram as bases da religião. 
Parte da simbologia da festa é o coelho, adotado como símbolo de fertilidade que até hoje é utilizado nas decorações que celebram a Páscoa. No entanto, este elemento da tradição, representado pelo coelho na Europa ocidental, nunca foi aceito pelos cristãos ortodoxos. Os ovos são trazidos pelo coelho da páscoa, também como símbolo de fertilidade e da vida que renasce. As crianças de várias partes do mundo, comemoram a Páscoa de forma interativa, colorem e brincam de esconder os ovos. 
Hoje em dia, a Páscoa é celebrada em diferentes lugares do mundo e de formas relativamente similares, seja com procissões, com ovos pintados ou degustando autênticos banquetes.

Páscoa na Bolívia
Os bolivianos têm uma visão da Sexta-feira Santa com base na significação cristã. Durante a Páscoa são realizadas festas extravagantes. Eles acreditam que quando Jesus morreu, ninguém mais poderia julgar. Dessa forma, esse dia é comemorado com muitas celebrações festivas. Apesar das festas, os bolivianos relacionam a Semana Santa com a fé cristã, fazem peregrinações, via sacra e missas nas ruas.
Buscar hotéis na Bolívia.

Páscoa em Madri
Na Semana Santa, as imagens que durante todo o ano ficam guardadas nas basílicas e igrejas, são enfeitadas com círios, flores e mantos bordados para sair em procissão por lugares representativos como o Passeio do Prado, a rua Alcalá e a Praça Maior. Ao longo do percurso vão acompanhadas de dezenas de nazarenos e levadas por costeiros das distintas irmandades. Entre as procissões mais importantes celebradas no Domingo de Ramos e na Quarta-feira Santa, destaca-se o passo do Cristo da Fé e do perdão, e ainda o do Pai Nosso Jesus da Saúde, respectivamente. A primeira sai da Basílica Pontifícia de São Miguel e a segunda é organizada pela Irmandade Nosso Padre da Saúde e Maria Santíssima das Angustias – conhecidas como os Ciganos – e percorre as ruas Aledañas ao Passeio do Prado e a Praça de Netuno. Por outro lado, as procissões que se oficializam durante o Tríduo Pascal têm mais reconhecimento e adeptos, já que comemoram a morte de Cristo. Há também a procissão do silêncio, pelo ambiente especial que se cria durante a madrugada da Sexta-feira Santa, quando uma grande comitiva de fiéis católicos vestidos com túnicas e capirote (chapéu de forma cônica) caminham majestosos pelas ruas de Madri, onde o único barulho da noite é o som dos passos dos nazarenos. Buscar hotéis em Madri.

Páscoa na Bulgária
Na Bulgária os ovos de Páscoa não são escondidos, eles são lançados contra a parede da Igreja ou contra familiares. Diz a lenda que se um ovo jogado em outro membro da mesma família não se quebrar significa sorte durante o ano todo. Outro costume é que a mulher mais velha pinte o rosto das crianças novas com as cores dos ovos. O primeiro ovo sempre é vermelho, já que representa o sangue de Jesus.
Buscar hotéis na Bulgária.

 

Páscoa na Alemanha
Na Alemanha são muito populares os coelhos e os ovos de Páscoa. Em diferentes partes do país, as crianças procuram os ovos de chocolate que o coelho esconde. Quando possível a busca é feita ao ar livre, no jardim por exemplo.
No norte (Schleswig-Holstein, Hamburgo e Baixa Saxônia) a noite do Domingo de Páscoa tem “fogos da Páscoa”. Esta tradição vem dos germanos, que celebravam o final do inverno com fogo e acreditavam que pular por acima das chamas trazia boa sorte.
Buscar hotéis na Alemanha.

 

Páscoa em Barcelona
Em Barcelona os dias festivos são a Sexta-feira Santa e a segunda-feira de Páscoa. Sexta-feira Santa recebe espetáculos e procissões. Uma delas é a de Nossa Senhora das Angustias que começa seu percurso na Igreja de São Jaume às 18h30 e continua pelo Bairro Gótico até voltar à Igreja às 23 horas. A outra é a procissão de Nosso Padre Jesus do Grande Poder e Maria Santíssima da Esperança Macarena que começa na Igreja de São Agustí, no Bairro do Raval, e percorre também varias ruas do Bairro Gótico. Alem de todo o ritual religioso, é imprescindível provar a deliciosa Mona de Páscoa, um bolo muito doce geralmente decorado com uma figura de chocolate. Buscar hotéis em Barcelona.

Páscoa na Itália
Os italianos, assim como os espanhóis, celebram a Semana Santa com procissões por todo país. As lojas e as docerias vendem ovos de chocolate envolvidos em papeis brilhantes e coloridos. Dentro do ovo uma surpresa, um brinquedo que cada criança recebe. No domingo e na Segunda-feira de Páscoa a tradição é comer “La Colomba Pasquale” (colomba pascal) um doce similar ao panetone. Este doce com amêndoas costuma ter forma de pomba e simboliza a paz. No sul do país existe a versão salgada da colomba, feita com ovos e espinafre. Na Sexta-feira Santa saem as procissões com a cruz que desfila em silêncio através das ruas de diferentes cidades. O domingo de Páscoa, dia da ressurreição, milhares de pessoas se reúnem na Praça de São Pedro para receber a benção Papal. 
Buscar hotéis na Itália.

Páscoa na Suécia
Na Suécia, as crianças se fantasiam de bruxa de Páscoa (Påskkärring) e vão de porta em porta pedindo balas, chocolates e doces. A fantasia geralmente costuma ser uma capa comprida e um lenço que cobre a cabeça. Em casa, os quartos são enfeitados com ramos de bétula, penas e ovos de Páscoa coloridos. Os ovos podem ser pintados à mão em casa, embora também possam ser comprados em lojas. Por outro lado, existem um tipo de ovo de Páscoa feito de papelão que, antes de ser escondido é preenchido de balas e doces. Geralmente, a procura pelos ovos é realizada na tarde do Domingo de Páscoa.

Buscar hotéis na Suécia.

 

Páscoa na Grécia
Na Grécia, a Páscoa é a celebração mais importante do ano. No país inteiro acontecem procissões com tochas, fogos de artifício e todo tipo de celebrações. Entre as procissões, as da Metrópole de Atenas, de Corfú, de Kifissia e de Mikonos são as mais importantes. Na Grécia, tanto nas ilhas como na Grécia continental, os habitantes decoram suas casas e pintam ovos da cor vermelha. Nas celebrações, além de tocar os sinos e acender os círios que iluminam a cidade, no Sábado Santo, no dia de Páscoa os visitantes também têm a oportunidade de participar nas tradições locais. 
Só é preciso é saber a frase em grego: “Chrisrtos Anesti”, que pode ser acompanhada do jogo que consiste em bater no ovo contra o teu adversário, com a finalidade de quebrar e conservar o seu intacto.
Buscar hotéis na Grécia.

Semana Santa em Sevilha
A semana Santa em Sevilha possui uma tradição de cânones e diretrizes que têm sido reproduzidas em muitas partes do mundo e em especial na Andaluzia, exceto em cidades como Málaga e Cádiz onde, durante séculos, se conservam seus próprios costumes e tradições. 
São 57 irmandades em Sevilha que hoje em dia fazem estação de penitência à Santa Igreja Catedral durante a Semana Santa de Sevilha. Umas muito antigas algumas do pós-guerra e outras mais novas. A denominação das irmandades de Sevilha costuma ser muito compridas e é por isso que os sevilhanos, para diferenciar uma das outras denominam às irmandades pelo nome de Cristo, da Virgem, pelo nome da paróquia de onde residem ou pelos grêmios que a fundaram. A chamada Carrera oficial é a zona da cidade por onde passam todas as irmandades da Semana Santa de Sevilha no itinerário pelo seu percurso de penitência, começando pela praça da Campana e seguindo pela rua Sierpes, Praça de São Francisco e avenida da Constituição, para entrar na Catedral de Sevilha realizando a Estação de penitência. Os Sevilhanos acompanham durante o itinerário as imagens, vestidos de nazarenos, portando círios, cruzes e outros elementos próprios das irmandades.
Buscar hotéis na Sevilha.
Fotos: reprodução / Roma – Vaticano: Juliana Barros Araujo