Uruguai pretende aumentar as parcerias comerciais com o Brasil
“Parceiro comercial do Brasil, o Uruguai investe na modernização e eficiência da estrutura logística do país a fim de se tornar o mais importante polo de distribuição de produtos da América Latina”, falou o vice-Ministro de Transportes e Obras Públicas , Pablo Genta, durante a coletiva de Imprensa realizada ontem (11/4), na 18a. edição da Intermodal South America – Feira Internacional de Logística , Transporte de Cargas e Comércio Exterior, que termina hoje (12/4), no Transamérica Expo Center.
O Brasil é o maior parceiro comercial do Uruguai. Em 2010, o país exportou 1,45 bilhão de dólares, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. No ano passado, a performance não foi diferente. ” Em 2012, contudo, o governo uruguaio espera que a parceria entre os dois países vá além das transações comerciais de importação e exportação, alcançando as áreas de investimentos locais e, sobretudo, de uso da plataforma logística uruguaia como canal de comunicação do Brasil com a América Latina e os demais continentes” conclui Pablo Genta.
Atrativos é que não faltam. O Uruguai oferece uma plataforma logística integrada e complementar à rede regional, tem localização privilegiada, estabilidade política e garantias institucionais que o credenciam como um destino seguro para investimentos e operações ágeis. São terminais portuários, aeroportuários, redes viárias e ferroviárias modernas e integradas, além de centros logísticos dotados de instalações de ponta, o que permite a livre movimentação de containers e mercadorias, transporte de cargas com documentação simplificada, gestão eficiente e integrada, além de mão-de-obra especializada e capacidade para receber, manipular, estocar e distribuir os mais variados tipos de cargas, de celulose a frutas, passando por veículos, grãos, carnes e agroquímicos.
Os terminais logísticos, localizados em pontos estratégicos, como o Aeroporto Internacional de Carrasco e o Porto de Montevideo, oferecem serviços agregados à logística de carga, como etiquetagem, controle de qualidade e funcionamento, separação de produtos por mix, montagem de kits, inserção de catálogos e colocação ou troca de insumos eletrônicos, consultas on-line por 24 horas, escritórios para participação direta de usuários em suas operações, coordenação logística de todos os embarques, além da gestão de documentação (seguros internacionais, fretes e administração de entradas e saídas).
Em 2010, o governo uruguaio criou o Instituto Nacional de Logística (Inalog), fruto do intercâmbio entre os setores público e privado, com o objetivo de promover e profissionalizar a eficiência do setor logístico, além de posicionar o Uruguai como polo de distribuição regional por meio da marca Uruguay Hub Logístico. Os investimentos não param por aí. Para 2014, está projetada a inauguração do Centro Nacional de Verificação, em uma área de 40 hectares nas imediações de Montevidéu, que exigiu investimentos da ordem de 70 milhões de dólares. Ao abrir as portas, o centro incrementará a eficiência no controle de cargas, aumentará a segurança, desenvolverá a intermodalidade e otimizará o planejamento e a qualidade dos transportes. Estão previstos, ainda, a criação de Centros Logísticos em Puntas de Sayago e de um porto seco na cidade de Rivera.
Vale observar,também, que a localização estratégica do país permite a instalação em zonas francas de Centros de Distribuição Regional (CDR), oferecendo diversos serviços ligados a matérias-primas e mercadorias nacionais e internacionais, entre eles, depósito e armazenamento, seleção, classificação, fracionamento, manipulação e acondicionamento. As empresas localizadas nas Zonas Francas – entre elas as de Zonamérica, logística e distribuição; Parque de las Ciencias, manufatura de alta qualidade; Colônia, logística integral; Colonia Suiza, parque industrial; Florida Sur, parque comercial e de serviços; Liberdad, parque industrial, comercial e de serviços; Nueva Palmira, armazenagem de grãos; Pereira, produção de polpa de celulose – são isentas de todos os tributos nacionais. Entre as poucas exigências, figura a necessidade de 75% da mão-de-obra ser uruguaia.
O Uruguai é, ainda, o único país na costa atlântica sul americana a contar com o Porto e Aeroportos livres. Isso facilita a instalação de Centros de Distribuição Regional localizados nas portas de entrada e saída marítimas e aéreas, livre circulação de mercadorias sem autorizações ou trâmites formais, além de isenção de tributos e exoneração de impostos.