Tenor fará apresentação exclusiva no Conrad
No próximo dia 30 de abril, às 22h, o renomado tenor catalão, José Carreras encantará o público com show exclusivo no Conrad Punta del Este Resort & Casino, somente para clientes. Famoso por suas interpretações em óperas de Verdi e Puccini, ele se tornou ainda mais popular com a lendária participação no especial “Os Três Tenores”, com Luciano Pavarotti e Plácido Domingos.
Em sua única exibição no resort, o consagrado tenor brindará o público do sofisticado balneário uruguaio com a sua potente voz, além de apresentar os inesquecíveis clássicos de sua majestosa carreira.
Sobre José Carreras:
José Carreras ocupa uma posição privilegiada no mundo da música. Nascido em Barcelona, estudou música em sua cidade natal. Ele começou sua carreira em 1970 no Gran Teatre del Liceu de Barcelona, com Nabucco e Lucrezia Borgia.
Sua carreira meteórica musical resultou em estréia antecipada nos cinemas e nos mais importantes festivais do mundo incluindo : Teatro Alla Scala de Milão (“Un Ballo in Maschera”, 1975), Metropolitan Opera House, em Nova York (“Tosca”, 1974), Ópera de São Francisco (“La Bohème”, de 1973), Staatsoper de Viena (“Rigoletto”, 1974), The Royal Opera House, em Londres (“La Traviata”, 1974), Ópera de Munique (“Tosca”, de 1974), Ópera de Chicago (“Un Ballo in Maschera”, 1976), e os festivais de Salzburgo (“Don Carlo”, 1976), Aix-en-Provence (“Roberto Devereux, 1977), Edimburgo (Requiem de Verdi “, 1982), Verona (“Carmen”, 1984), etc.
O tenor catalão tem colaborado com os mais prestigiados maestros e personalidades como Herbert von Karajan (com quem teve uma relação artística e pessoal de mais de 12 anos e incluiu performances em Salzburgo, Berlim e Viena), Claudio Abbado, Riccardo Muti, Lorin Maazel, Riccardo Chailly, Colin Davis, Giuseppe Sinopoli, James Levine, Carlo Maria Giulini, Leonard Bernstein e Zubin Metha, Franco Zeffirelli, Jean Pierre Ponnelle, Giorgio Strehler, Luigi Comencini, Harold Prince, dentre outros grandes nomes.
Seu repertório inclui mais de sessenta obras, entre as quais se destacam: Andrea Chenier, La Bohème, Tosca, Werther, Don Carlo, Carmen, “La Forza del Destino”,”I Pagliacci”, L’Elisir d’Amore, Un Ballo in Maschera, etc.
Juntamente com as atividades de sua ópera, ele tem feito apresentações frequentes em locais de prestígio como o Carnegie Hall e Avery Fisher Hall, em Nova Iorque, o Royal Festival Hall, Barbican Hall e o Royal Albert Hall em Londres, na Salle Pleyel, em Paris, Viena Musikverein, a Philharmonie de Berlim, o Suntory Hall e NHK Hall, em Tóquio, o Festspielhaus Grosses em Salzburgo, a Philharmonie e o Hercules Saal de Munique, o Palau de la Musica, em Barcelona, o Teatro Real de Madrid, Academia de Santa Cecília, em Roma, etc. Seu repertório de concerto inclui mais de 600 títulos dos mais diversos estilos que vão do barroco à música contemporânea.
Sua extensa discografia inclui mais de 150 gravações, mais de 50 óperas completas, oratórios, recitais de música clássica e popular. Ele recebeu o disco de ouro e inúmeros discos de platina no mundo inteiro.
Foi agraciado com inúmeros prêmios, nacionais e internacionais, incluindo o Grande Prémio do Disco Academia de Paris, Luigi Illica Prize, o Grammy de 1991, e Sir Lawrence Olivier Award por sua interpretação de “Stiffelio” no Real Opera House de Covent Garden. É “Kammersänger” da Staatsoper de Viena e Membro Honorário da Vida – menção de honra da Royal Academy of Music em Londres. Recebeu a Medalha de Ouro do Instituto Espanhol em Nova York, a Medalha de Ouro Viena, a Medalha de Ouro de Belas Artes, e foi agraciado por Sua Majestade o Rei de Espanha, recebendo ainda , a Medalha de Ouro da Cidade de Barcelona, a Medalha de Ouro da Generalitat de Catalunya, a Medalha de Ouro do Gran Teatre del Liceu Medalha de Honra da Cidade de Leipzig e o Prémio Príncipe das Astúrias de 1991. É Presidente Honorário da Orquestra de Artes de Londres, e recebeu o prêmio Albert Schweitzer Music Award 1996 e o Classical Brit Award 2009.