Restaurante incentiva conhecimento e apreciação culinária japonesa tradicional
Conhecido amplamente por reunir a maior colônia japonesa do mundo, fora do Japão, o bairro da Liberdade é um ponto turístico da cidade de São Paulo que possui, até mesmo em seu visual, pontos marcantes da cultura japonesa, e é nesse cenário que está localizado o Jiyuu Sushi.
Com uma gastronomia calcada na tradição oriental, o Jiyuu Sushi é comandado pelo sushiman Otavio Hidemitsu Barbosa, mais conhecido com Mitsu, o ambiente particular – com as mesas encostadas no balcão, proporciona que o próprio sushiman guie os clientespor um passeio pela gastronomia japonesa, incentivando, inclusive, a descobertas de pratos típicos e pouco explorados no Brasil.
Pratos frios
Embora comuns a todos os restaurantes japoneses, no Jiyuu, o sashimi merece destaque. Servido em fatias mais grossas – uma preferencia absoluta entre a comunidade japonesa – o peixe, que é escolhido pessoalmente pelo sushiman, chega à mesa sempre fresquinho.
O contato direto com os vendedores possibilita bons negócios (tanto para o restaurante, quanto para os clientes), já que em sua maioria, os peixes ficam sujeitos à disponibilidade. Uma das iguarias mais apreciadas e requisitadas é o Torô – atum gordo, além dele, é possível encontrar no Jiyuu, sushis e sashimis com espécies como: salmão, robalo, pargo, serra, carapau, olho-de-boi, olhete, sardinha, meca, prego e cavalhinha que chegam à mesa fatiados com perfeição.
Dentre estes peixes, outro destaque é a Cavalinha, utilizada para sushis e sahimis, o Niguiri, sushi feito com a Cavalinha e arroz, possui um sabor mais acentuado e é um dos pratos mais tradicionais da culinária oriental.
Além dos tradicionais sushis e sashimis, o Jiyuu também apresenta boas opções para os paladares mais curiosos. Há desde o Gunka Maki, sushi de Barbatana de Tubarão com Água Viva, servido com arroz e envolto na alga (nori), a barbatana de tubarão depois de cozida fica em fiapos, e é misturada com finas tiras de água viva, proporcionando um sabor único e inusitado (R$16, o par de sushis), até o Uni, sushi de Ouriço do Mar, com uma consistência que lembra uma pasta, e um tom que varia do amarelo ouro ao âmbar, é a parte interna do Ouriço do Mar, preparado com arroz e envolto em alga (nori) esse sushi de gosto adocicado, (R$18 o par), é um a iguaria bastante apreciada.
Pratos Quentes
Muito tradicional, o Tyawan Mushi, suflê de ovo, é uma opção muito solicitada no Jiyuu, com sabor leve e um toque de sal, não se sente o sabor forte de ovo, é um prato considerado fino, e mais apropriado para dias mais frios. Outra opção, quente é a Lula Recheada, com “Gohan”, arroz, e shimeji, este prato é uma adaptação feita com os ingredientes mais utilizados na culinária tradicionalista, saborosa e crocante é muito requisitada pelos frequentadores.
Carta de bebidas
Destaque na carta de bebidas os saques, nacionais e importados, são tradicionais acompanhamentos da culinária japonesa. Além de serem utilizados para o preparo das caipirinhas, preferencia do público feminino, o saque é servido em doses quentes e frias. Entre as opções destacamos o Hakushika e o Takashimizu (japoneses), Nama e o Jun Daiti (nacionais), e o Ozeki e Yaegaki (americanos).
Entre os homens o sucesso é com o club do whisky; as garrafas nomeadas permanecem na casa aguardando a volta do dono, e com as cachaças, de diferentes rótulos, como: Seleta, Canarinha, Boazinha, Anisio, Vale Verde, Claudionor, Espirito de Minas e Ouro1 – que é servida gelada. Cervejas, sucos, chás e espumantes completam a carta de bebidas do Jiyuu.