Visita à cidade é imperdível em uma viagem pela Toscana

A histórica cidade de Siena, uma das mais belas da região da Toscana, conta com um centro histórico – declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO -, repleto de monumentos, construções e obras de encher os olhos. Fundada por soldados romanos, transformou-se em entreposto comercial e posteriormente no esplendor de hoje em dia.

Suas vielas apertadas transportam os turistas a uma infinidade de igrejas e praças, onde é possível entrar em contato com a rica cultura e arte locais. A Catedral é um dos destaques. Construída entre os anos de 1215 e 1263, é feita de mármore branco e preto, o que lhe confere uma beleza singular. A praça mais famosa, Piazza del Campo, reúne o Palazzo Pubblico, com seus afrescos de Simone Martini e Ambrogio Lorenzetti, e também a Torre del Mangia. Nas áreas rurais, enormes plantações de girassois atraem os olhares de muitos turistas.

Para os amantes de bons vinhos, Siena também é a opção ideal. Nas redondezas existem plantações de uvas utilizadas na fabricação do famoso Chianti, um tinto e seco que combina muito bem com comidas leves e com o famoso inverno europeu. Ao sul, está a colina de Montalcino, sede da produção do tradicional vinho Brunello, que, junto ao Barolos, é um dos vinhos italianos de maior longevidade, além de ser o primeiro a receber a certificação DOCG (Denominação de origem controlada e garantida).

A corrida de cavalos chamada Palio di Siena é o maior festival cultural da cidade e um dos maiores da Itália. Trata-se de uma corrida entre as “contradas”, ou seja, os bairros. A corrida acontece na Praça do Campo, duas vezes por ano: em 2 de julho, quando é realizado o Palio dei Provenzano (em honra à Virgem de Provenzano), e no dia 16 de agosto o Palio dell’Assunta (em honra à Virgem de Assunta). Outra atração imperdível são os tradicionais mercados ao ar livre, que oferecem os mais variados produtos como sapatos, roupas, comidas frescas, frutos, plantas, etc.

O hotel Laticastelli Contry Rellais está localizado a apenas 20 minutos de distância de Siena e da região de Chianti. Florença e San Gimigniano estão a uma hora de carro, e partindo para o leste ou sul pode-se visitar Arezzo, Cortona, todo o Vale D’Orcia e a região vinícola de Terre Senese, incluindo Montepulciano, Montalcino, Pienza, Perugia e Assis.

Construído em uma colina sobre as ruínas de um antigo castelo medieval datado do século XIII, o hotel está instalado num local calmo, charmoso e isolado que oferece ao turista a possibilidade de viver plenamente a história, a arte e cultura locais, além de apreciar a gastronomia e os vinhos da Toscana. Na área interna do Laticastelli, o que chama a atenção é a riqueza dos detalhes. A decoração das 29 suítes foi desenvolvida a fim de que a atmosfera da época medieval fosse mantida. Para tal, a mobília rústica de origem camponesa se mistura com portas e janelas antigas e muros de pedra ou travertino.

Ar condicionado, frigobar, aparelho de DVD, telefone em todas as suítes e internet Wi-Fi dão um toque de modernidade às acomodações, sendo que algumas contam com sala e cozinha, em estilo kitchnet. Já do lado de fora, a propriedade de 50 hectares de extensão possui vinhedos, bosques com trilhas para cavalgadas ou caminhadas, piscina e campo para prática de polo no Vale do rio Ombrone.

Mais informações podem ser obtidas no site www.laticastelli.com ou com as melhores operadoras de turismo brasileiras.