Relógio de bolso esconde uma história
O relógio de 50mm foi feito em 1923, pelos irmãos Robert e George Grandjean, membros da Vacheron Constantin naquela época. A peça é um tributo à todas as técnicas que a coleção Metires d’Art preza até hoje, como esmaltagem e gravação. A miniatura do quadro “Les Bergers d’Arcadie” (Pastores de Arcadia), de Nicolas Poussin, marca a parte de trás da caixa de ouro.
Já as pinturas na parte de dentro do relógio foram inspiradas nas obras do pintor Leopold Robert. A imagem escondida também traz gravado algumas notas da Sinfonia nº6 de Bethoven, conhecida como “Pastorale”. O relógio usa as pinturas escondidas para contar uma história e ainda oculta a imagem dos dois anjos, baseados na famosa “Sistina Madonna”, uma das maiores pinturas da renascença.
Alguns especialistas acreditam que as obras de Nicolas Poussin escondem mensagens secretas, como no livro “O Código Da Vinci” – que até foi parar nas telas de cinema tendo Tom Hanks como protagonista. Se foi o mistério das obras que atraiu os irmãos não saberemos, mas o relógio se tornou de fato impressionante.