Campeonato Mundial de Downhill no Gelo chega aos Alpes
Neste sábado (02.03) em Lausanne, na Suiça, dezesseis homens se enfrentam em uma pista de 440 metros com uma queda vertical de mais de 50 metros em busca de mais uma vitória no Red Bull Crashed Ice. Cinquenta mil pessoas são esperadas para acompanhar a competição e já elegeram o seu competidor favorito: o suíço Derek Wedge que, pela primeira vez em sua carreira, compete em sua terra natal.
Atual vice-líder do campeonato, Wedge foi o vencedor da última etapa, que aconteceu em Landgraaf, na Holanda. Mais regular entre todos os participantes – foi o único que chegou pelo menos na semi-final em todas as etapas até agora – ele busca mais um primeiro lugar para desbancar o canadense Kyle Croxall da liderança do torneio.
“Será uma corrida com bastante pressão, com todos os meus amigos ali torcendo por mim. Tenho certeza que será uma prova incrível e estou realmente feliz de poder competir em casa”, comentou Wedge que, em sua segunda temporada, já é considerado um dos melhores do mundo na modalidade.
Além de brigar pela vitória individual, Wedge tentará ainda liderar o time da Suíça à vitória por equipes. Em segundo lugar, os suíços estão cinquenta pontos atrás do Canadá na briga pelo título e lutarão por um bom resultado nesta etapa para diminuir a diferença.
O Red Bull Crashed Ice volta à Suíça depois de quarto anos de ausência. Esta é a terceira vez que a competição acontece no país. As outras duas foram em Davos, em 2008 e em Lausanne, em 2009. Depois da etapa suíça, o torneio migra para Quebec, no Canadá, para sua etapa final.