Inverno época ideal do ano
A estação mais fria do ano cria a oportunidade perfeita para a degustação de vinhos. Para o sommelier da vinícola argentina Nieto Senetiner, Maurício Marcondes, o vinho aquece o corpo, um dos principais motivos para o alto consumo da bebida no inverno. “Em especial o vinho tinto, beneficiado pela temperatura ambiente média desta época – entre 16ºC e 18ºC, ponto ideal e que dispensa o resfriamento do produto”, ele explica.
Harmonizações
Para que os momentos de descontração no inverno sejam ainda mais saborosos, o sommelier sugere que a melhor pedida de acompanhamento para vinhos na estação são as massas, alimento versátil e facilmente absorvido pelo organismo – ideal para o frio, quando o corpo pede mais energia.Mas como cada garrafa da bebida guarda em si um universo de possibilidades de combinação com alimentos, conheça as duas sugestões de harmonização do sommelier, com pratos típicos das estações mais frias do ano:
Fondue de queijo
Prato clássico dessa época do ano. Afundar pães variados cortados em cubos, numa panela cheia de queijos cremosos e saborosos pede o acompanhamento de um vinho branco mais encorpado. Mauricio sugere o Malbec DOC. Um clássico malbec argentino, com 12 meses de passagem por barricas de carvalho francês. Sua estrutura macia, aromas de frutas negras maduras e taninos harmoniosos combinam perfeitamente com este clássico do inverno.
Risoto de Funghi
Outro clássico que domina as mesas nas baixas temperaturas. O Risoto de Funghi é uma ótima pedida para manter o corpo aquecido. Para aproveitar ao máximo este prato, Mauricio sugere o Nieto Senetiner Reserva Malbec / Petit Verdot. “Aliada à sua Malbec a francesa Petit Verdot traz ao corte mais peso e aromas complexos muito interessantes, sendo uma combinação perfeita com o risoto de funghi”.