Nesta segunda-feira (15/08) foi dada a largada a uma corrida de carros diferente do convencional, a Zero Emissions Race. A prova, organizada por um grupo de engenheiros, terá 80 dias de duração, com o objetivo de dar uma volta ao mundo com partida e chegada na cidade de Genebra, na Suíça.
A competição reunirá equipes de quatro países diferentes – Suíça, Coreia do Sul, Austrália e Alemanha-, passando por diversas cidades como Berlim, Kiev, Moscou, Xangai, Los Angeles, Cidade do México e Lisboa, num percurso total de 30 mil quilômetros. Ao longo da competição, os participantes irão realizar coletivas de imprensa e eventos de conscientização sobre o meio ambiente.
Toda energia consumida pelos carros no decorrer da competição será compensada com a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis no país sede de cada carro. Por exemplo, o carro sul-coreano Yebbuyana vai consumir 84,7 watts-hora por quilômetro. Para todo o percurso de 30 mil quilômetros, a equipe terá de gerar 2,54 megawatts-hora – que será produzido por painéis solares na região de Geon-nam, na Coreia do Sul.
Nas regras da disputa, os carros devem possuir lugar para dois passageiros, ter uma autonomia mínima para percorrer 250 quilômetros a uma velocidade de 80 quilômetros por hora, antes de pararem para abastecimento. Os veículos precisam percorrer no mínimo 500 quilômetros, por dia.
O vencedor não será o que chegar em primeiro, mas sim a equipe que gastar menos energia durante toda a prova.