Veja a participação de Cesar Giobbi no Jornal da Gazeta comentando a mostra de valor inestimável
O Centro Cultural Banco do Brasil abre a mostra Grandes Mestres do Renascimento, que vai ocupar todos os andares da antiga sede do Banco do Brasil. São 57 obras, de valor inestimável, assinadas por Rafael, Ticiano, Michelangelo, Leonardo da Vinci e vários outros. Ao todo são 50 gênios da arte dos séculos 15 e 16, conhecidos como il quattrocento e il cinquecento italianos, ou o Renascimento.
A mega mostra é organizada no Brasil pela Base 7 e na Itália pela Civita. A curadoria é da historiadora Cristina Acidini, do Museu da Cidade de Florenca, que escolheu as peças em 11 instituições públicas e em algumas coleções particulares da Itália.
Além dos já citados, terão obras na mostra Fra Angelico, o mestre de Assis, mais Botticelli, Bellini, Mantegna, e ainda aqueles que ficaram famosos por seus apelidos, como Il Tintoretto, Il Pinturicchio, Il Ghirlandaio, Il Perugino. Entre as importantes instituições que emprestam obras estão as Galerias della Accademia, em Veneza, de onde vem a maioria delas, mais a Galleria degli Uffizzi, de Florença, a Galleria Borghese de Roma, a Pinacoteca do Castello Sforzesco, em Milão, o Museu Capodimonte, de Napoli, a Casa Buonarrotti, de Florença, e mais galerias nacionais e locais de Modena, Parma, Pisa e da Umbria. Em outubro a exposição se muda para o CCBB de Brasília, onde fica até janeiro.
:: Serviço ::
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
Mestres do Renascimento – Obras Italianas
Data: de 13 de julho a 23 de setembro
Horário: de quarta a segunda das 10h as 22h
Local: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo
Ingressos: Entrada franca