Mostra fotográfica itinerante comemora bodas de prata da Associação Morungaba, de 12/09 a 20/10, com entrada franca

espiralando

A Associação Morungaba inaugurou no dia 12 de setembro, a exposição fotográfica Itinerante “Espiralando”, que marca o início das comemorações dos 25 anos de sua fundação.

A mostra fica até o dia 20/10/2013 no Memorial da Inclusão, sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Na noite de abertura, a partir das 19h, foi realizada uma mesa redonda sobre o tema “Acessibilidade e Inclusão”, com a participação do Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Marco Antônio Pellegrini; de Paulo Romeu Filho, Consultor da Organização Nacional dos Cegos do Brasil; de participantes com deficiência do Projeto Use sua Cidade, da Morungaba, e convidados.

Memorial da Inclusão

A exposição “Espiralando” é composta por fotografias, de autoria de Ana Alcantara e de Ewandro Consolmagno, que retratam os projetos desenvolvidos pela Morungaba em 2012 e no início de 2013. Também será apresentado o logotipo da associação produzido especialmente para pessoas com deficiência visual usando resina acrílica.

Distribuídas em 12 bases, as imagens traçam um panorama das ações de inclusão social e convivência na diversidade, revelando o encantamento, a alegria e confiança dos beneficiados pelos projetos. Todas as imagens terão recursos de acessibilidade: audiodescrição, impressão tátil em resina transparente e resina acrílica, além de uma nota proêmia (na qual uma pessoa envolvida na fotografia a descreve, permitindo uma percepção mais completa). Dessa forma, o evento procura garantir o acesso de todos os públicos aos seus conteúdos.

A exposição é itinerante e permanece no Memorial da Inclusão até 20 de outubro. Depois, será exposta em diversos locais públicos na cidade de São Paulo, até novembro de 2014.

Associação Morungaba

O QUE É A MORUNGABA

Fundada em 1989 pela bailarina e fonoaudióloga Renata Macedo Soares, a Associação Morungaba nasceu como um núcleo com o objetivo de democratizar o ensino da dança. Essas atividades aconteciam em sua sede, no bairro de Pinheiros, em São Paulo e em locais públicos e escolas, buscando estender suas ações a comunidades menos privilegiadas.

A partir do ano 2000, tornou-se uma organização não-governamental,  sob a denominação Associação Morungaba, entidade sem fins lucrativos que tem o objetivo de promover a inclusão social por meio da arte, dança e projetos de convivência.  As atividades são destinadas a crianças, jovens e adultos. As ações também incluem pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

Seu caminho tem sido marcado pela pluralidade de métodos e abordagens. Ao longo destes anos, a Morungaba tem desenvolvido projetos em Bibliotecas Infanto-Juvenis, Centros de Convivência, Parques, SESCs, Centros de Educação Infantil, Escolas, Clubes e no Centro Cultural São Paulo entre outros, para que seus participantes possam se apropriar dos espaços públicos e terem acesso às atividades culturais.

A Morungaba tem como Missão implantar propostas de inclusão por meio das Artes, para todas as pessoas, com e sem deficiência, possibilitando um espaço de cooperação, por um processo lúdico, criativo e não competitivo.

Saiba mais sobre a Associação Morungaba em www.morungaba.org.br

::SERVIÇO::

Espiralando – Exposição Fotográfica Itinerante

Período: de 12.09.2013 até 20.10.2013

Local: Memorial da Inclusão – aberto de 2ª à 6ª das 10hs às 17hs – sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, ao lado do Memorial da América Latina, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda

Realização: Associação Morungaba e Memorial da Inclusão, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Coordenação: Renata Macedo Soares

Consultoria de Acessibilidade: Paulo Romeu Filho e Amanda Tojal – ARTE INCLUSÃO

Apoio: efeito visual (serigrafia), iguale (comunicação de acessibilidade), Universidade de Brasília, Finep, Suzana Massini (projeto gráfico) e Ozé Temaki

Fotógrafos: Ana Alcantara e Ewandro Consolmagno

Recursos de acessibilidade: Alfonso Ballestero (resina acrílica), Mauricio Santana – IGUALE (audiodescrição) e Rosilene Araújo – EFEITO VISUAL (impressão tátil em resina transparente).

Contato: Renata Macedo Soares – renata@morungaba.org.br

Tel: (11) 3083 6274

Associação Morungaba

#fotografia