Mostra científica multimídia apresentará as grandes descobertas que transformarão a humanidade

Túnel da Ciência Max Planck

Para celebrar a Temporada da Alemanha no Brasil, a cidade de São Paulo recebe a mostra global “Túnel da Ciência Max Planck”. Inédita no Brasil, a exposição estará aberta ao público entre 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2014, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O Túnel da Ciência, realizado pela Sociedade Max Planck, abordará os grandes temas da pesquisa básica desde o seu ponto de partida, mostrando as possibilidades e oportunidades científicas e tecnológicas para as inovações mais transformadoras do futuro.

Túnel da Ciência Max Planck

Com entrada gratuita e direcionada ao público acima de 12 anos, trata-se da maior e mais interativa exposição do mundo na área de educação para as ciências. Dr. Peter M. Steiner, coordenador do Túnel da Ciência Max Planck, aponta as expectativas para a estreia do evento no país: “O Túnel da Ciência pretende divulgar e estimular a curiosidade do público brasileiro sobre a importância da ciência e da inovação, construindo uma ponte consistente entre a pesquisa básica moderna e a sua influência em nosso modo de vida e no nosso futuro”, diz Steiner.

Túnel da Ciência Max Planck

Criado em 2000, o Túnel da Ciência já visitou 20 países nos cinco continentes e recebeu mais de nove milhões de pessoas em suas três versões. A versão 3.0, que será apresentada no Brasil, é a mais recente – lançada na Rússia em 2013 – e está distribuída em oito módulos de conteúdo extenso e profundo, todos no limite dos conhecimentos científicos atuais: Universo – dos quarks ao cosmo; Matéria – design do mundo microscópico; Vida – dos elementos aos sistemas; Complexidade – dos dados à compreensão; Cérebro – fábrica de maravilhas na cabeça; Saúde – pesquisa para a medicina do futuro; Energia – vida no Antropoceno; e Sociedade – o mundo em mobilidade.

Túnel da Ciência Max Planck

A exposição apresenta os temas em formato interativo e multimídia. São imagens, gráficos, exposições, vídeos de entrevistas e animações. Um guia digital da mostra conduz o visitante ao mundo das pesquisas da Sociedade Max Planck – uma das mais importantes sociedades de pesquisa do mundo, com mais de 5.300 cientistas, 17 prêmios Nobel e orçamento de 1,5 bilhão de euros em 2012. Para a abertura, em São Paulo, a Sociedade Max Planck trará o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1991, Prof. Dr. Erwin Neher.

Túnel da Ciência Max Planck

Ao final da visita, os milhares de visitantes terão a oportunidade de propor suas próprias perguntas ao futuro e enviá-las por meio do Túnel da Ciência em uma viagem pelo mundo, interagindo, posteriormente, com todas as outras sedes do evento.
Túnel da Ciência Max Planck
Réplica de robô enviado a Marte e Espelho Mágico são destaques da exposição
Uma réplica do veículo de exploração espacial rover Curiosity, enviado pela Nasa ao Planeta Vermelho em 2012, estará em exposição no Túnel da Ciência. Há mais de um ano no planeta, este é o maior e mais complexo robô já enviado a Marte para coletar evidências de condições de presença de vida. Durante o período de exploração, o Curiosity identificou a presença de um antigo leito de curso de água e amostras de solo que demonstram aos pesquisadores a possível existência de vida em Marte no passado.

Túnel da Ciência Max Planck

Outro destaque da empresa para a exposição é o Magic Mirror (Espelho Mágico). Por meio da tecnologia conhecida como realidade aumentada, o efeito do espelho mágico é semelhante ao de um raio-x e cria a ilusão de que é possível visualizar o próprio corpo internamente, aliando imagens reais e virtuais.

Túnel da Ciência Max Planck

Confira o que será abordado em cada módulo:

Universo – Dos quarks ao cosmo: A imagem do universo, segundo a percepção humana, tem mudado radicalmente nos últimos anos. Modernos telescópios possibilitaram à comunidade científica internacional buscar respostas além dos limites conhecidos até então, como a descoberta de que a maior parte do cosmo consiste em matéria negra e energia negra. Agora os cientistas se ocupam de coletar amostras e analisar dados para chegar a novas respostas.

Matéria – Design do mundo microscópico: A expectativa é que daqui em diante a matéria seja criada a partir de uma prancheta, molécula por molécula, átomo por átomo. Desenhadas e adaptadas às propriedades requeridas, essa “nova matéria” é a esperança para diversas soluções e desafios da humanidade, como o combate ao envelhecimento e a eficiência energética.

Vida – Dos elementos aos sistemas: As pesquisas realizadas pelas biociências são vastas, caminham desde os processos celulares até a composição de ecossistemas complexos. As tentativas mais recentes da ciência são utilizar a imensidão de informação disponível e reagrupá-las, a fim de tecer teorias abrangentes sobre a vida, conectando informações detalhadas das estruturas mais ínfimas com as características, funções e interações de seus ecossistemas. Isso possibilitaria aos cientistas proporem conclusões mais verossímeis sobre as mudanças do ecossistema terrestre e demonstrarem melhor as perspectivas de intervenção humana na vida e a possibilidade real de recriá-la.

Complexidade – Dos dados à compreensão: Nosso mundo tem se tornado mais interconectado e, consequentemente, complexo. Atitudes simples gerando processos de mudanças em cadeia; o caos como elemento determinante das leis naturais dos sistemas. Assim, cientistas passam a identificar novos caminhos, deixam de tentar entender e controlar o mundo em detalhes redutores, mas concentram esforços no estudo de interações e contextos gerais.

Cérebro – Fábrica de maravilhas na cabeça: 100 bilhões de neurônios conectados em uma complexa estrutura de rede, o cérebro é o responsável por determinar nossas percepções, pensamentos, sentimentos e ações. Dependente da predisposição genética e influenciado por fatores ambientais e processos de aprendizado, o cérebro humano continua um mistério no que diz respeito a como funcionam os principais fenômenos mentais. A causa: a extraordinária complexidade dos padrões de excitação que se formam em rede.

Saúde – Pesquisa para a medicina do futuro: Expectativas de vida crescentes, tratamentos mais eficientes, melhores e com menor efeito colateral, diagnósticos prematuros e precisos, centros de tratamento e uso de robótica em operações delicadas: a revolução médica chegou. Mas, para quem? Em índices globais, o maior desafio da pesquisa médica é o confronto da desigualdade médica e do desenvolvimento da pesquisa internacionalmente.

Energia – Vida no Antropoceno: O acesso à energia é a chave elementar no desenvolvimento da humanidade. No entanto, a maioria da energia que utilizamos hoje é proveniente de recursos finitos, como o uso de combustíveis fósseis. Eficiência energética e uso de energia limpa são soluções intermediárias ao modelo atual, porém, cientistas desenvolvem pesquisas que propõe uma solução definitiva, o uso de energia renovável, como fotossínteses artificiais e tecnologias de fusão, baseadas na estrutura solar.

Sociedade – O mundo em mobilidade: A integração global do comércio, serviços, política, cultura, direito e comunicação tem transformado as relações humanas e a própria estrutura de nossas instituições e Estados. O resultado, uma profunda mudança social, que afeta diretamente o modo de viver em todos os setores sociais. A dificuldade do desenvolvimento das ciências humanas, no entanto, está justamente nesse processo global, com a finalidade de entender e prever os fenômenos sociais e melhor preparar o indivíduo para os desafios desse mundo conectado.

Tunel da Ciência Max Planck

Palestra com Prêmio Nobel e agenda paralela de mesas redondas e seminários
No dia 29 de janeiro, Dr. Erwin Neher, Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1991 e pesquisador da Sociedade Max Planck, realizará no Teatro do Shopping Frei Caneca uma palestra sobre a sua carreira e atuação no segmento da pesquisa fundamental para estudantes do ensino médio à pós-graduação. Neher e seu parceiro Bert Sakmann fizeram descobertas relevantes sobre a função dos canais iônicos nas células e lograram decifrar a comunicação celular. Também está prevista uma programação paralela de mesas redondas com renomados pesquisadores da Sociedade Max Planck e do Brasil para jovens pesquisadores e cientistas. Os interessados podem obter informações pelo e-mail info@dwih.com.br.

Max Planck
:: Serviço::
Exposição “Túnel da Ciência Max Planck”

Período: 30 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014
Local: 6º andar do Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569)
Classificação: 12 anos
Horários: De segunda a sexta-feira das 8h00 às 19h00. Aos sábados e domingos das 12h00 às 19h00
Estacionamento no local: R$ 9,00 as duas primeiras horas e R$ 3,00 as demais horas
Entrada: gratuita
Visitas de grupos e escolas: O agendamento deve ser realizado antecipadamente pelo e-mail asas@tuneldaciencia.com.br .
Outros serviços no local: Shopping Frei Caneca – cinema, teatro, praça de alimentação, restaurantes, supermercado, lojas diversas, lanchonetes, etc.
Informações: asas@tuneldaciencia.com.br/ www.tuneldaciencia.com.br.