A exposição “De olhos vendados”, da artista plástica Adriana Rizkallah, apresentada no Metrô São Bento é mais uma edição da mostra que foi concebida para homenagear aos 200 anos de criação do Método Braille, cuja primeira edição foi realizada em São Paulo para a comemoração. Dedicada aos deficientes visuais, essa reedição apresenta várias esculturas em novo arranjo espacial na Vitrine Sustentável o que faz da exposição mais uma nova experiência tátil, como quer a artista.
O ponto de contato entre a obra da artista plástica e o método desenvolvido por Louis Braille, que propiciou a leitura aos deficientes visuais, é o papel. Some-se a ele a experiência tátil e sensorial. No Sistema Braille, o papel recebe texturas que podem ser relevo ou perfuração, como esculturas que transmitem o que se quer revelar na possibilidade de leitura para quem vê o mundo por um olhar que não pode passar pelos olhos. Assim também são as esculturas de Adriana Rizkallah.
A disposição das obras transforma o espaço em que a exposição ocorre. Os suportes são fixados ora no chão ora no teto, criando-se caminhos para um passeio tátil, visual e sensorial. O espectador experimenta e interage com a obra através do contato físico. Há uma total interação entre obra, espaço e visitante. Não existe mais distanciamento entre eles e a instalação transforma-se numa forte experiência e de intensa emoção.
A exposição “De olhos vendados” é mais que uma mostra de arte, é uma proposta de experiência tátil e sensorial, de pura beleza para quem enxerga com os olhos e, especialmente, para aqueles que enxergam através de um outro tipo de olhar, por isso de grande importância para o público deficiente visual, a quem a exposição é dedicada.
Exposição “De Olhos Vendados”
Artista Plástica: ADRIANA RIZKALLAH – contato: adrianarizkallah@uol.com.br.
Curadoria: Robert Richard, presidente da ABAPC – Associação Brasileira dos Artistas Plásticos e de Colagem. Contato: aapc@aapc.com.br.