Audi faz homenagem ao primeiro esportivo RS com versão especial
Há vinte anos, o Audi Avant RS2, precursor da dinâmica família RS, foi apresentado pela primeira vez. A Audi lança agora uma edição especial de seu modelo atual. O RS 4 Avant Nogaro selection estará disponível em breve e sua apresentação mundial ocorrerá, no início de março, no Salão do Automóvel de Genebra, com pintura especial em azul Nogaro e equipamento exclusivo.
A pintura especial azul Nogaro, com efeito perolizado, é o indicador visual mais saliente do modelo comemorativo e também uma lembrança do RS2. A moldura e a grade Singleframe, assim como os frisos das janelas, são pintadas de preto em alto brilho, enquanto os trilhos sobre o teto são preto fosco. O sistema de escapamento esportivo RS termina em duas ponteiras ovais com acabamento em preto com alto brilho também.
331 kW (450 hp): um V8 de alta rotação
Sob o capô do Audi RS 4 Avant Nogaro selection está um motor V8 aspirado de alta rotação, com 4.163 cm³ de cilindrada. O 4.2 FSI entrega 450 hp de potência a 8.250 rpm e o torque máximo de 430 Nm está disponível entre 4.000 e 6.000 rpm. O ressonante motor de oito cilindros acelera o modelo especial de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, a caminho da velocidade máxima, que é limitada em 280 km/h. O consumo combinado (cidade e estrada) de combustível é de 9,35 km/l, com emissão de CO2 equivalente a 249 gramas por quilômetro.
Junto a esta eficiência e alta rotação, a transmissão de série S tronic de sete marchas também contribui para o baixo consumo de combustível. O condutor pode deixar a rapidíssima transmissão de dupla embreagem operar automaticamente ou fazer as trocas de marchas pessoalmente, utilizando a alavanca ou as borboletas junto ao volante.
O coração do sistema quattro de tração integral permanente é o diferencial central com coroa autotravante. O componente compacto e leve distribui o torque entre os eixos dianteiro e traseiro numa proporção inicial de 40:60. Esta proporção pode variar amplamente conforme necessário, com até 70 por cento da força dirigida para a frente ou um máximo de 85 por cento para as rodas traseiras. O diferencial central com engrenagem tipo coroa colabora com o controle de torque seletivo para cada roda, que torna a dirigibilidade nas curvas feitas no limite ainda mais dinâmica por meio de pequenas intervenções seletivas dos freios. A Audi oferece o diferencial esportivo, que distribui de forma ativa o torque entre as rodas traseiras, como acessório opcional.
O equipamento de série do Audi RS 4 Avant Nogaro selection também inclui o sistema Audi drive select dynamic driving. Esse sistema permite a opção entre três modos de condução – comfort, auto e dynamic -, alterando as características da direção com assistência eletromecânica, o câmbio S tronic de sete marchas, o acelerador e até mesmo o sistema de escapamento esportivo RS. Se o carro for equipado com o sistema de navegação Audi MMI, há ainda um quarto modo – o individual – que pode ser configurado pelo motorista.
Além do diferencial esportivo, dois outros elementos opcionais para o Audi drive select estão disponíveis. A direção dinâmica altera sua relação de acordo com a velocidade e contraesterça automaticamente com pequenos impulsos quando as curvas são percorridas no limite. A firme suspensão esportiva RS plus, com Dynamic Ride Control (DRC – controle dinâmico de condução) equaliza a rolagem e inclinação longitudinal por meios estritamente mecânicos.
O Audi RS 4 Avant Nogaro selection anda sobre pneus 265/30. Por trás das rodas brilhantes de 20 polegadas com cinco raios em V, se destacam as pinças de freios vermelhas ostentando o emblema RS. Os freios a disco com bordas onduladas são ventilados internamente, perfurados e unidos às câmaras de alumínio por pinos. A pedido, a Audi pode instalar discos de fibra de carbono e cerâmica no eixo dianteiro. O Controle Eletrônico de Estabilização (ESC) dispõe de um modo esportivo e pode ser inteiramente desativado, caso desejado.