A animação “Rio 2” estreia dia 27/03 em 1271 salas no país
Por Gabriel Danius
O Brasil é conhecido por sua alegria, por ser o “país do futebol” e por ter um dos mais conhecidos carnavais do mundo. Mas será que é só isso que o Brasil tem de bom? A animação Rio 2, que estreia dia 27 com cópias 2D e 3D mostra que é isso mesmo que os gringos irão ver na Copa, pelo menos se depender do que é mostrado no filme.
Nesse segundo longa o pássaro Blu junto com sua esposa e seus filhotes voam do Rio para a Amazônia a procura de outros pássaros de sua espécie, já que eles acreditavam ser os únicos. Temas como extinção, desmatamento e aves engaioladas são discutidos, mas não foge muito disso. A alegria brasileira se sobrepõe aos problemas do cotidiano.
As crianças irão gostar do filme, mas os adultos irão se questionar, será que o Brasil é só festa? Ao assistir o longa parece que é feito para a gringa, para deixar a imagem do país limpa. Ainda tem o fato do filme se chamar Rio e se passar no Amazonas.
Isso leva a outro questionamento, só existe Rio e Amazonas? No filme inteiro não se fala de nenhuma outra cidade ou nada diferente que não seja festa, futebol, carnaval, cantoria, floresta e o ano novo no Rio. E depois reclamam da visão do exterior quanto ao Brasil. Se fosse um estrangeiro que tivesse dirigido Rio 2, todos chamariam de preconceituoso, mas como não foi…
Mais detalhes:
A animação “Rio 2” estreia dia 27/03 em 1271 salas no país, registrando o maior lançamento já feito em número de salas no Brasil.
Em 2011, quando “Rio” foi lançado, mais de 70 milhões de pessoas no mundo foram assistir à animação, que estreou em 120 países, e arrecadou 486 milhões de dólares.
Em “Rio 2”, é uma selva lá fora para Blu, Jade e seus três filhos depois que eles deixam a cidade maravilhosa para se aventurar em uma viagem pelo Brasil até chegar na Amazônia, para uma reunião de família. Fora de casa, em um lugar desconhecido, Blu terá que enfrentar seu maior medo – seu sogro – enquanto procura escapar do plano de vingança de Nigel. Todos os personagens preferidos de RIO estão de volta, e agora, novas vozes e novos artistas integram o elenco.