Instituto Tomie Ohtake organiza a maior exposição dedicada ao artista no Brasil

Detalhe da escultura Femme et Oiseau 1967 – bronze pintado – e foto de Miró trabalhando em seu estúdio ao fundo

A exposição que fica em cartaz no Instituo Tomie Ohtake em SP, de 24 de maio a 16 de agosto, reúne mais de 100 obras do artista, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e objetos (pontos de partida de esculturas), além de fotografias sobre a trajetória do pintor catalão.

Dividida cronologicamente, a exposição  traz um recorte de de cerca de 50 anos da produção do artista, destacando o seu permanente interesse na experimentação e na superação de seus próprios limites. Delineada pela Fundação Joan Miró, a mostra não apenas se pretende como um panorama que abarca diferentes fases do percurso do artista, mas como possível meio de evidenciar como Miró construiu uma linguagem genuína em que a liberdade e a fluidez do traço, assim como a fragmentação e simplificação das figuras, foram imprescindíveis.

A importância que Miró atribui à matéria como parte integrante e, muitas vezes, decisiva de sua pintura, leva-o a se interessar por outras técnicas, como a escultura, a tapeçaria e a arte gráfica, encontrando em cada uma delas, um terreno propício para a experimentação.

Com traços próprios ao desenho e uma paleta de cores que, na maior parte das vezes, se vale do preto, do amarelo e do azul, Joan Miró conquistou um lugar de prestígio na história da arte. Confira algumas fotos da fotógrafa Alessandra Przirembel Angeli que foi conferir a mostra junto com nossa editora Ivone Santos.

 
::Serviço:
Exposição Joan Miró :: A força da matéria
Instituto Tomie Ohtake
Quando: de 24 de maio a 16 de agosto
Terça a Domingo das 11h – 20h