Nova motorização adiciona ainda mais esportividade às características premium do consagrado hatch
A esportividade das pistas de corrida unida às características premium da consagrada linha MINI: eis a receita de sucesso do novo MINI John Cooper Works, que chega ao mercado brasileiro a partir deste mês, com preço sugerido de R$ 153.950. O modelo traz suspensão e aerodinâmica derivadas do automobilismo, além do mais potente motor MINI já produzido em série, um 2.0 litros de quatro cilindros transversal com a tecnologia Twin Power Turbo, capaz de gerar 231 cavalos de potência entre 5.200 e 6.000 rpm (10% a mais, com torque também ampliado em 23% em relação ao modelo antecessor), alcançando agora 320 Nm a apenas 1.250 rpm.
O desempenho ainda mais esportivo é resultado de um novo design de pistões, turbocompressor e escapamento, além da combinação com a poderosa transmissão automática Steptronic de seis velocidades. Assim, é possível acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos.
O propulsor foi desenvolvido com base no motor que equipa o MINI Cooper S e traz turbocompressor integrado ao coletor de escape, injeção direta, controle de válvulas totalmente variável patenteado pelo BMW Group e controle variável do eixo no lado de admissão e escape. Ele responde aos menores movimentos do pedal do acelerador.
“A nova geração do MINI John Cooper Works é uma verdadeira homenagem aos 55 anos de esportividade da MINI, associando com perfeição a esportividade às características premium, de modo a atender aos nossos exigentes clientes. A linha John Cooper Works é especial para nós e carrega uma legião de fãs, que ficarão bastante satisfeitos com a nova motorização”, comenta Julian Mallea, diretor da MINI Brasil.
Os freios Brembo vêm também das pistas de corrida, provando que, além do desempenho esportivo, a capacidade de desaceleração é marcante. As quatro pinças fixas dos freios a disco proporcionam parada em padrão consistentemente elevado, têm acabamento na cor vermelha e portam o logotipo John Cooper Works.
Para ampliar a segurança a bordo, a lista de sistemas de alta tecnologia é extensa: direção eletromecânica com Servotronic, controle dinâmico de estabilidade com controle dinâmico de tração, controle eletrônico de bloqueio do diferencial e controle de desempenho. Estão disponíveis, ainda, ferramentas de auxílio ao motorista, como controle de distância de parada, assistente de estacionamento, câmera traseira (opcional), assistente de direção, incluindo controle de cruzeiro ativo com auxílio de câmera, aviso de colisão e pedestres com função de frenagem inicial, entre outros.
No design exterior, o modelo traz o kit aerodinâmico exclusivo, com grandes entradas de ar para arrefecimento do motor, design exclusivo das saias lateral e traseira e spoiler traseiro John Cooper Works, ressaltando a exclusividade e seu DNA orientado para o alto desempenho.
O conforto a bordo é também marcante: a cabine traz exclusivos bancos em concha John Cooper Works em Couro e Alcântara Dinamica e descansos de cabeça integrados. No volante, botões multifunção e câmbio borboleta destacam-se, bem como pedais e descanso de pés do motorista em aço inoxidável. No painel, mostradores escuros para o velocímetro e contador de rotações por minuto melhoram a visualização dos instrumentos dispostos na coluna de direção.
Para mais informações sobre a MINI Brasil, acesse: www.MINI.com.br