Evento vai promover mais de 400 atividades em Nova York para debater a participação das mulheres na busca pelo desenvolvimento sustentável

unwomen_predio

O Brasil sai na frente no evento que vai discutir a igualdade de gênero na busca pelo desenvolvimento sustentável. O embaixador brasileiro Antonio Patriota, que é atual diretor do Gabinete da Comissão, conduzirá os encontros entre representantes da ONU, dos países e da sociedade civil.

Até o final de março (24), o evento promoverá mais de 400 atividades em Nova York para incentivar debates sobre a relação entre o empoderamento feminino e o desenvolvimento sustentável das sociedades. Serão revisadas as conquistas até o momento e debatidas novas ações para promover a participação do público feminino em estratégias que os países têm elaborado para alcançar o desenvolvimento sustentável.

 

“Será um festival de ideias”, destacou a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, a respeito da Comissão que reunirá representantes dos Estados-membros, da sociedade civil e das Nações Unidas.

“A Comissão já tem trabalhado sob a perspectiva da aplicabilidade universal”, ressaltou Patriota, que também é representante permanente do Brasil junto à ONU. “Nenhum país, por mais desenvolvido (que seja), alcançou a igualdade de gênero plena, (isso é) um lembrete do desafio universal que enfrentamos ao promover a igualdade de gênero.”

 

Em 2015 foi lançada a campanha “Por um Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”. A iniciativa da ONU Mulheres pretende discutir os esforços que estão sendo feitos para acelerar o cumprimento da Agenda 2030, além de promover reflexões sobre as iniciativas já em execução para alcançar a igualdade de gênero, um dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

planeta5050