A mostra que reúne imagens irreverentes e sensuais de mulheres fotografadas pela consagrada artista alemã tem curadoria de Nadine Barth e Mario Cohen

The Cooks/Bavaria 2015

No dia 09 de março inaugura na Galeria Mario Cohen de São Paulo a exposição “Divas” de Ellen von Unwerth. A mostra reúne 30 obras da artista que influenciou com assinatura estética marcante o universo da moda ao acentuar a feminilidade e a força das modelos, extraindo delas exuberância e protagonismo. A curadoria é de Nadine Barth e do próprio Mario Cohen, juntos selecionaram imagens significativas da carreira da Ellen, muitas delas do seu novo livro Heimat (Taschen/2017) que homenageia de forma irreverente a região da Baviera – onde ela passou parte de sua vida – explorando com humor e sensualidade os clichês folclóricos do lugar.

“Quando Ellen fotografa uma mulher, temos de fato algo próximo a uma deusa porque elas existem por méritos próprios, são autoconfiantes e seduzem de maneira cativante. São divas conscientes de seu fascínio seja em grandes aparições ou despretensiosas em atitudes triviais, como no ato de abrir a porta da geladeira”, explica Nadine.
A exposição Divas é uma oportunidade aos que se interessam por moda, mas não deixa de agradar quem gosta de fotografia ou estética, pois apresenta um portfólio vasto e extenso da fotógrafa que sempre teve interesses múltiplos e se aventurou em projetos artísticos diversos, além de comerciais. A mostra reúne retratos icônicos de Kate Moss, Gisele Bündchen, Naomi Campbell, Christy Turlington, entre tantas outras personalidades.

“O trabalho da Ellen sempre foi uma celebração da feminilidade, da alegria de viver sem nunca objetificar suas personagens, liberando e as tornando poderosas. A exposição se chamará Divas, mas poderia ser “Woman Power”, finaliza Mario.

Sobre Ellen von Unwerth:

Criadora multimídia é um termo que define pessoas como a Ellen: ex-modelo, cineasta, diretora de vídeo e fotógrafa fashion consagrada, começou a vida profissional como assistente em um circo após sair do orfanato no qual foi criada desde que nasceu em 1954. Descoberta ainda jovem por John Casablancas, foi retratada no papel de modelo promissora por nomes como Helmut Newton, Guy Bordin e Oliviero Toscani. Mais tarde, em 1986, incentivada por um namorado que lhe presenteou com uma câmera fotográfica, atuou como fotojornalista até voltar para o mundo da moda, mas desta vez manejando as lentes.

Reconhecida por investir em uma estética colorida, sexy e sofisticada, colocou-se como um contraponto às heroínas chiques da década de 1990 – época em que as modelos eram excessivamente magras, tristes e, muitas vezes, com um aspecto doente. Na contramão disso, Ellen sempre revelou mulheres fortes, descontraídas, poderosas e felizes captadas pelo olhar inquieto que, segundo ela, é assim por ser naturalmente feminista. O faro para reconhecer jovens talentos deu o pontapé inicial nas carreiras estreladas de Claudia Schiffer, Adriana Lima, Alessandra Ambrósio, entre outras.

“Sempre busco por vida em minhas imagens. Nelas, as mulheres são fortes, descontraídas, poderosas. Estão se divertindo. Para mim, nas fotos, nem as acho tão sensuais assim”, afirmou Ellen em entrevista para a Flare.

SERVIÇO:
Exposição: DIVAS – Ellen von Unwerth
Período: de 09/03 até 20/04
Local: Galeria Mario Cohen
Rua Joaquim Antunes, 177, conjunto 12 – Jardim Paulistano – Telefone (11) 3062-2084
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta, das 11h às 19h;
Sábados, das 11h às 15h
Dom e feriados fechado.
Entrada Gratuita

SOBRE GALERIA MARIO COHEN
Aberta por Mario Cohen no edifício Chopin, no Rio, em 2002, a galeria consagrou-se como a primeira Fine Art Photography Gallery da América Latina ciente da importância de um espaço para documentação e valorização da fotografia brasileira, além de revelar novos talentos e intermediar a relação entre o artista e o mercado. Em agosto de 2015 ela instalou-se em São Paulo. Mario Cohen, proprietário da galeria e responsável pelas exposições e seu acervo, fez parte por mais de uma década da curadoria da coleção de fotografias Pirelli/Masp, que está entre as mais respeitadas do país. Em sua vida profissional, dedicou-se à valorização de grandes marcas por meio da arte e da cultura, sendo responsável – entre outros projetos – pela criação do Museu da Língua Portuguesa e também do Auditório Ibirapuera e sua escola de música.