Arquitetos recebem premiação por projeto escolar
Nos primeiros dias de posse, o novo presidente Jair Bolsonaro (PSL) falou muito sobre demarcação de terras indígenas e a recuperação da vegetação nativa e recomposição florestal para o ministério da Agricultura, ao invés do antigo Ministério do Meio Ambiente.
Em meio á incertezas, como o povo indígena pode lutar?
Existem redes que respeitam a floresta e um senso de alimentar um turismo consciente. Mas são os arquitetos que participam do desenvolvimento da infraestrutura do interior do Brasil, que se destacam na vida desta comunidade.
Os arquitetos Rosenbaum + Aleph Zero venceram o Prêmio Internacional RIBA 2018 pelo novo complexo escolar em Formoso do Araguaia, no estado do Tocantins.
O Prêmio Internacional RIBA é concedido a cada dois anos para um edifício que exemplifique a excelência em projeto e a ambição arquitetônica, além de proporcionar um impacto social significativo.
Do arquiteto: ” … o projeto caminha na direção da transformação, do resgate cultural, do
incentivo a técnicas construtivas locais, da beleza indígena e seus saberes, aliado à construção da
noção de pertencimento, necessária ao desenvolvimento das crianças da escola de Canuanã.
Desmistificar o status da escola como espaço somente de aprendizado e transformá-la em
um território com valor de lar.”
Em um local com difícil acesso e materiais restritos, essa arquitetura de grande impacto sustentável e valor econômico serve de modelo para qualquer cidade, não só na isolada Amazônia.
Escute mais em:
https://monocle.com/radio/shows/monocle-on-design/379/